Mostrar registro simples

dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Simone dept_BR
dc.date.accessioned2018-05-17T02:25:45Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1516-084Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178313pt_BR
dc.description.abstractA escrita é uma das evoluções mais significativa da humanidade. Devido sua importância indiscutível, principalmente no contexto do ensino superior, existem pesquisas delineadas para sua qualificação. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo investigar como uma ferramenta de aprendizagem com funções de mineração de texto pode apoiar os estudantes no processo de construção e avaliação da escrita acadêmica, a partir de determinados critérios de análise textual. Na metodologia foram escolhidas as abordagens quali e quantitativas, assim como, as técnicas de coleta utilizadas foram questionários e relatórios. Para analisar os dados foram aplicadas as técnicas de análise estatística e análise de conteúdo. O estudo se deu com aproximadamente 700 alunos. Alguns resultados já são perceptíveis, como por exemplo, as significativas contribuições do Software Sobek acoplado a outra ferramenta para confirmar ou não a coerência de um texto científico, aliada a aplicação de perguntas questionadoras que levam o aluno a autoavaliação e reflexão da sua aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThe Writing is one of the most significant developments of humanity. Due to its undeniable importance, especially in the context of higher education, there are many outlined research for their qualification. Thus, this research aims to investigate as a learning tool with text mining functions can support students in the construction and evaluation of academic writing from certain criteria of textual analysis. The methodology was chosen the qualitative and quantitative approaches, as well as the collection techniques used are questionnaires and reports. To analyze the collected data were applied the techniques of statistical analysis and content analysis. The study gave 700 students. Some results are already visible, such as the significant contributions of Sobek Software to confirm or not the consistency of a scientific text, combined with the application of inquiring questions that lead the student to self-assessment and reflection of their learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 20, n.1 (jan./abr. 2017), p. 36-45pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcademic writingen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProblem-solving questionsen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectText miningen
dc.subjectSobeken
dc.subjectTextual coherencen
dc.titleO apoio de uma ferramenta com base na mineração de texto para escrita acadêmicapt_BR
dc.title.alternativeSupport of a Tool Based on Text Mining for Academic Writing en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001061769pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples