Promoção do Interesse em Criança com Autismo a partir de uma Plataforma Educacional Assistiva com Fantoche Eletrônico
Fecha
2017Autor
Tutor
Co-director
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
A tecnologia, na sua evolução e transformação, influencia novos desdobramentos da técnica, dos processos e de aplicações, não somente na indústria, mas, também, em processos sociais e culturais. Salienta-se o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação, Engenharia e de modelos da Computação Afetiva como recurso de ação mediadora para promoção do ser humano social. Neste contexto, a presente Tese desenvolveu, à luz da Teoria Sócio-Histórica, uma Plataforma Educacional Assistiva cap ...
A tecnologia, na sua evolução e transformação, influencia novos desdobramentos da técnica, dos processos e de aplicações, não somente na indústria, mas, também, em processos sociais e culturais. Salienta-se o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação, Engenharia e de modelos da Computação Afetiva como recurso de ação mediadora para promoção do ser humano social. Neste contexto, a presente Tese desenvolveu, à luz da Teoria Sócio-Histórica, uma Plataforma Educacional Assistiva capaz de possibilitar a promoção do estado afetivo de interesse em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O TEA leva a uma condição de déficit no desenvolvimento, em escala de manifestação, nos domínios comportamental, comunicativo e ou cognitivo. O déficit de “atenção conjunta”, de reciprocidade emocional, de interesse, e prejuízo qualitativo na comunicação verbal e não verbal são características mencionadas largamente na literatura. Para “compensar” esse gap, o professor (assim como pais e terapeutas) precisa enfrentar o desafio de projetar estratégias de interação que possam promover cenas de atenção conjunta. Além disso, segundo dados do censo de educação básica de 2015, das quase 8 milhões de matrículas na Educação Infantil, cerca de 900 mil são para Educação Especial, sendo 700 mil no Ensino Fundamental e o preocupante afunilamento para 30 mil no 1º ano do Ensino Médio. Esses números reafirmam a importância da inclusão social e acredita-se que este decréscimo esteja relacionado à necessidade de um apoio tecnológico contextualizado nas atividades comunicativas e de atenção conjunta. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, e utilizou o método de estudo de caso, de múltiplos casos. A atividade educativa foi desenvolvida por meio da contação de história infantil e uso de recurso tecnológico, dispositivo robótico, de ação mediadora, denominado de Fantoche Eletrônico, especialmente projetado para esta investigação. A práxis teve como base sociocognitiva as três etapas de intenção comunicativa da aquisição da linguagem proposta por Tomasello e de indicadores para a análise do estado afetivo de interesse. Os dados foram coletados por meio de instrumentos de entrevistas e observação sob a contação de quatro histórias infantil para quatro estudantes com autismo do 7º e 8º anos do ensino fundamental, totalizando 16 casos. Os resultados demonstraram que o uso do Fantoche Eletrônico promoveu mais de 80% de cenas de atenção conjunta, e um aumento, de três casos positivos com fantoche não eletrônico para quase 10 com o Fantoche Eletrônico, representado um ganho de mais de 200%. Além disso, 83% dos casos apresentaram indicativo positivo de estado afetivo de interesse. A Plataforma Educacional Assistiva foi denominada de Asistranto, assistência em Esperanto, e se mostrou adequada para o desenvolvimento de diferentes atividades acadêmicas com o objetivo de incluir estudantes com autismo em espaços escolares. ...
Abstract
Technology, in its evolution and transformation, influences new developments in the techniques, processes and applications, not only in industry, but also in social and cultural processes. The use of Information Technology and Communication in Education, Engineering and Affective Computing models as a resource of mediating action to promote the social human being. In this context, the present developed, in the light of Socio-Historical Theory, an Assistive Educational Platform capable of to pro ...
Technology, in its evolution and transformation, influences new developments in the techniques, processes and applications, not only in industry, but also in social and cultural processes. The use of Information Technology and Communication in Education, Engineering and Affective Computing models as a resource of mediating action to promote the social human being. In this context, the present developed, in the light of Socio-Historical Theory, an Assistive Educational Platform capable of to promote the affective state of interest in children with Autistic Spectrum Disorder(ASD) of the initial years of Elementary School. The ASD leads to a condition of development, demonstration scale, behavioral, communicative and or cognitive. The deficit of "joint attention", emotional reciprocity, of interest, and qualitative impairment in verbal and non-verbal communication verbal characteristics are widely mentioned in the literature. To "compensate" this gap, the teacher (as well as parents and therapists) must face the challenge of designing interaction strategies that can promote scenes of joint attention. Besides that, according to data from the 2015 basic education census, of the almost 8 million enrollments in the Education, about 900 thousand are for Special Education, of which 700 thousand are Elementary School and the worrying bottleneck for 30 thousand in the first year of high school. Those reaffirm the importance of social inclusion and it is believed that this related to the need for technological support contextualized in the activities communicative and joint attention. The research methodology is qualitative in nature, and used multiple cases study technique. The educational activity was developed through the account of children's history and the use of technological resources, device robotic, of mediating action, denominated of Electronic Puppet, specially designed for this research. The praxis was based on sociocognitive three stages of communicative intention of language acquisition proposed by Tomasello and of indicators for the analysis of the affective state of interest. The data were collected by medium of instruments of interviews and observation under the account of four children's stories for four students with autism in the 7th and 8th years of elementary school, totaling 16 cases. The results showed that the use of the Electronic Puppet promoted more than 80% of scenes of joint attention, and an increase, of three positive cases with non-electronic puppet for almost 10 with the Electronic Puppet, represented a gain of over 200%. In addition, 83% of the cases presented positive indicative affective status of interest. The Assistive Educational Platform was denominated Asistranto, assistance in Esperanto, and proved adequate for the development of different activities with the aim of including students with autism in school settings. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
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