O impacto do clima sobre a venda de medicamentos e produtos de higiene e beleza em farmácias da Região Sul do Brasil
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Nesta dissertação é analisado o impacto do clima sobre a venda de medicamentos e produtos de higiene e beleza no canal farmacêutico da região sul do Brasil. Para isso, foram coletados dados diários de venda de 262 farmácias, representando mais de 80 milhões de transações comerciais, e dados meteorológicos para 26 cidades da região através do Instituto Nacional de Meteorologia durante o período de janeiro de 2012 e junho de 2016. Utilizando o modelo de dados em painel com efeitos fixos, metodolo ...
Nesta dissertação é analisado o impacto do clima sobre a venda de medicamentos e produtos de higiene e beleza no canal farmacêutico da região sul do Brasil. Para isso, foram coletados dados diários de venda de 262 farmácias, representando mais de 80 milhões de transações comerciais, e dados meteorológicos para 26 cidades da região através do Instituto Nacional de Meteorologia durante o período de janeiro de 2012 e junho de 2016. Utilizando o modelo de dados em painel com efeitos fixos, metodologia caracterizada pelo uso combinado de séries temporais e cortes transversais, estima-se que as variáveis de maior influência sobre as vendas são temperatura e precipitação. Porém ao longo do trabalho, como iremos observar, os efeitos provocados por estas variáveis não são uniformes entre os mais diversos tipos de produtos observados, sendo necessária assim a segmentação do painel em 17 categorias de medicamentos e 18 de categorias de higiene e beleza. ...
Abstract
This dissertation analyzes the impact of the climate on the sale of medicines and hygiene and beauty products in the pharmaceutical channel of southern Brazil. For this purpose, daily sales data of 262 pharmacies were collected, representing more than 80 million commercial transactions, and meteorological data for 26 cities in the region through the Instituto Nacional de Meteorologia during the January 2012 and June 2016. Using the fixed-effects panel data model, a methodology characterized by ...
This dissertation analyzes the impact of the climate on the sale of medicines and hygiene and beauty products in the pharmaceutical channel of southern Brazil. For this purpose, daily sales data of 262 pharmacies were collected, representing more than 80 million commercial transactions, and meteorological data for 26 cities in the region through the Instituto Nacional de Meteorologia during the January 2012 and June 2016. Using the fixed-effects panel data model, a methodology characterized by the combined use of time series and cross-sections, it is estimated that the variables with the greatest influence on sales are temperature and precipitation. However, as we will see, the effects of these variables are not uniform among the most diverse types of products observed, thus the segmentation of the panel in 17 categories of medicines and 18 categories of hygiene and beauty is necessary. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Economia (1102)
Este item está licenciado na Creative Commons License