O curso de licenciatura em química da UFRGS : estudo da estrutura curricular e de aspectos constitutivos da formação docente
Visualizar/abrir
Data
2015Tipo
Outro título
UFRGS academic program in chemistry teacher education : the Study of curricular structure and the constitutive aspects of teacher education
Assunto
Resumo
O presente trabalho, vinculado à temática da formação docente e tendo um enfoque qualitativo, constitui-se como estudo de caso que buscou, à luz de referenciais teóricos específicos do campo educacional (SACRISTÁN, 2000; DINIZ-PEREIRA, 2002; ZEICHNER, 2008a; 2008b), investigar os aspectos epistemológicos e curriculares que estão presentes no curso de Licenciatura em Química da UFRGS, tendo como foco as visões de docentes e estudantes, além de outros indicadores subjacentes. Para atingir os obje ...
O presente trabalho, vinculado à temática da formação docente e tendo um enfoque qualitativo, constitui-se como estudo de caso que buscou, à luz de referenciais teóricos específicos do campo educacional (SACRISTÁN, 2000; DINIZ-PEREIRA, 2002; ZEICHNER, 2008a; 2008b), investigar os aspectos epistemológicos e curriculares que estão presentes no curso de Licenciatura em Química da UFRGS, tendo como foco as visões de docentes e estudantes, além de outros indicadores subjacentes. Para atingir os objetivos propostos, realizamos a análise de diferentes documentos relacionados. A estrutura curricular foi investigada com base na análise de conteúdo dos títulos e ementas das disciplinas, tendo como referência categorias pré-determinadas. Além disso, elaboramos e utilizamos questionários que foram respondidos por estudantes das etapas finais do curso e docentes do Núcleo Docente Estruturante. Os resultados obtidos denotam certas incongruências dos processos formativos, principalmente nos aspectos concernentes à preparação orientada para a prática da profissão docente. ...
Abstract
The present paper, which regards the issue of teacher training with a qualitative approach, is constituted as a case study that sought to investigate, in the light of specific theoretical frameworks of the educational field (SACRISTÁN, 2000; DINIZ-PEREIRA, 2002; ZEICHNER, 2008a; 2008b), the epistemological and curricular aspects that are present in the UFRGS Academic Program in Chemistry Teacher Education, with focus on the views of docents and students, as well as other underlying indicators. ...
The present paper, which regards the issue of teacher training with a qualitative approach, is constituted as a case study that sought to investigate, in the light of specific theoretical frameworks of the educational field (SACRISTÁN, 2000; DINIZ-PEREIRA, 2002; ZEICHNER, 2008a; 2008b), the epistemological and curricular aspects that are present in the UFRGS Academic Program in Chemistry Teacher Education, with focus on the views of docents and students, as well as other underlying indicators. In order to achieve the proposed objectives, we analyzed different related documents. The curricular structure was investigated based on the content analysis of titles and syllabi of disciplines, with reference to predetermined categories. In addition, we developed and made use of questionnaires that were completed by students in the later stages of the course and docents of the Core Faculty. The obtained results denote certain inconsistencies of the formation processes, especially in aspects concerning the oriented preparation to the practice of the teaching profession. ...
Contido em
Alexandria : revista de educação em ciência e tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 8, n. 3 (nov. 2015), p. 81-111
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License