Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Flávia Maria Teixeira dospt_BR
dc.date.accessioned2018-05-05T03:17:06Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1982-5153pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177610pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, vinculado à temática da formação docente e tendo um enfoque qualitativo, constitui-se como estudo de caso que buscou, à luz de referenciais teóricos específicos do campo educacional (SACRISTÁN, 2000; DINIZ-PEREIRA, 2002; ZEICHNER, 2008a; 2008b), investigar os aspectos epistemológicos e curriculares que estão presentes no curso de Licenciatura em Química da UFRGS, tendo como foco as visões de docentes e estudantes, além de outros indicadores subjacentes. Para atingir os objetivos propostos, realizamos a análise de diferentes documentos relacionados. A estrutura curricular foi investigada com base na análise de conteúdo dos títulos e ementas das disciplinas, tendo como referência categorias pré-determinadas. Além disso, elaboramos e utilizamos questionários que foram respondidos por estudantes das etapas finais do curso e docentes do Núcleo Docente Estruturante. Os resultados obtidos denotam certas incongruências dos processos formativos, principalmente nos aspectos concernentes à preparação orientada para a prática da profissão docente.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper, which regards the issue of teacher training with a qualitative approach, is constituted as a case study that sought to investigate, in the light of specific theoretical frameworks of the educational field (SACRISTÁN, 2000; DINIZ-PEREIRA, 2002; ZEICHNER, 2008a; 2008b), the epistemological and curricular aspects that are present in the UFRGS Academic Program in Chemistry Teacher Education, with focus on the views of docents and students, as well as other underlying indicators. In order to achieve the proposed objectives, we analyzed different related documents. The curricular structure was investigated based on the content analysis of titles and syllabi of disciplines, with reference to predetermined categories. In addition, we developed and made use of questionnaires that were completed by students in the later stages of the course and docents of the Core Faculty. The obtained results denote certain inconsistencies of the formation processes, especially in aspects concerning the oriented preparation to the practice of the teaching profession.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAlexandria : revista de educação em ciência e tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 8, n. 3 (nov. 2015), p. 81-111pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculum structuresen
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectScience educationen
dc.titleO curso de licenciatura em química da UFRGS : estudo da estrutura curricular e de aspectos constitutivos da formação docentept_BR
dc.title.alternativeUFRGS academic program in chemistry teacher education : the Study of curricular structure and the constitutive aspects of teacher educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000982628pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples