Conteúdo jornalístico no Snapchat : apropriação do aplicativo pelo portal UOL
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa propõe-se a estudar a apropriação do aplicativo Snapchat pelo Portal UOL para produção de conteúdo jornalístico. O foco está em observar as stories, que são narrativas criadas a partir de fragmentos de até 10 segundos que desaparecem após 24 horas, produzidas pelo perfil do UOL. Para isso, selecionamos as stories que foram produzidas sobre política e republicados no site TV UOL, totalizando 28 vídeos com 657 fragmentos, chamados de snaps. A análise empírica foi dividida em duas et ...
Esta pesquisa propõe-se a estudar a apropriação do aplicativo Snapchat pelo Portal UOL para produção de conteúdo jornalístico. O foco está em observar as stories, que são narrativas criadas a partir de fragmentos de até 10 segundos que desaparecem após 24 horas, produzidas pelo perfil do UOL. Para isso, selecionamos as stories que foram produzidas sobre política e republicados no site TV UOL, totalizando 28 vídeos com 657 fragmentos, chamados de snaps. A análise empírica foi dividida em duas etapas: uma de caráter quantitativo, que busca observar a ocorrência de elementos previamente mapeados nos snaps; e outra qualitativa, cujo olhar recai sobre como esses snaps são estruturados para criar as stories. Como resultados, apontamos elementos frequentes, como o uso de snaps nativos e a preferência por vídeos frente a outros formatos multimídia, como fotos, textos e áudios. Também observamos que as stories não seguem um padrão e aliam formatos narrativos diferentes, como cobertura do local dos fatos, entrevistas e bastidores. ...
Abstract
This research proposes to study the appropriation of the Snapchat application through the UOL Portal for the production of journalistic content. The focus is on watching stories, which are narratives created from fragments of up to 10 seconds that disappear after 24 hours, produced by the UOL profile. For that, we selected the stories that were produced on politics and republished on the site TV UOL, totaling 28 videos with 657 fragments, called snaps. The empirical analysis was divided in two ...
This research proposes to study the appropriation of the Snapchat application through the UOL Portal for the production of journalistic content. The focus is on watching stories, which are narratives created from fragments of up to 10 seconds that disappear after 24 hours, produced by the UOL profile. For that, we selected the stories that were produced on politics and republished on the site TV UOL, totaling 28 videos with 657 fragments, called snaps. The empirical analysis was divided in two stages: one of quantitative character, which seeks to observe the occurrence of previously mapped elements in the snaps; and another qualitative, whose look falls on how these snaps are structured to create the stories. As results, we point out frequent elements such as the use of native snaps and the preference for videos versus other multimedia formats such as photos, texts and audios. We also note that stories do not follow a pattern and link different narrative formats, such as spot coverage, interviews, and backstage. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Comunicação e Informação (598)
Este item está licenciado na Creative Commons License