Design e emoção : a mediação do designer na interpretação dos desejos e necessidades das pessoas
Visualizar/abrir
Data
2009Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho visa a oferecer um contraponto à funcionalidade globalizante que desconsidera as particularidades humano-geográficas e seus valores culturais. Para tanto, sua fundamentação se apóia nos discursos que enfatizam o valor da emoção como fator desencadeador da ação, bem como atribuem qualidades relacionais aos objetos, como Donald Norman e outros importantes pensadores. Seu objetivo é contribuir para a elaboração de uma metodologia de mediação do designer entre a indústria e o usuário. ...
Este trabalho visa a oferecer um contraponto à funcionalidade globalizante que desconsidera as particularidades humano-geográficas e seus valores culturais. Para tanto, sua fundamentação se apóia nos discursos que enfatizam o valor da emoção como fator desencadeador da ação, bem como atribuem qualidades relacionais aos objetos, como Donald Norman e outros importantes pensadores. Seu objetivo é contribuir para a elaboração de uma metodologia de mediação do designer entre a indústria e o usuário. A metodologia adotada, em sintonia com a fundamentação, foi a consulta direta a determinados segmentos da sociedade, para conhecer os seus desejos e necessidades. Além de um referencial quantitativo, buscou-se depoimentos de valor qualitativo. Os resultados confirmam a primazia da emoção nas relações sujeito-objeto e destacam o papel da mediação como veículo de afirmação cultural e promoção da sustentabilidade. ...
Abstract
This paper means to offer a counterpoint to the globalizing functionality that ignores human-geographic particularities and their cultural aspects. For this purpose, foundamentation was based on reports emphasizing the importance of emotion as an action-starter and ascribing relational qualities to the objects, as stated by Donald Norman and other great studiers. The objective is to contribute for the development of a methodology for the designer to mediate the relationship between the industry ...
This paper means to offer a counterpoint to the globalizing functionality that ignores human-geographic particularities and their cultural aspects. For this purpose, foundamentation was based on reports emphasizing the importance of emotion as an action-starter and ascribing relational qualities to the objects, as stated by Donald Norman and other great studiers. The objective is to contribute for the development of a methodology for the designer to mediate the relationship between the industry and the consumer. The method used to elaborate this paper, in consonance with foundamentation, was a direct consult to specific segments of the society, to discover their wishes and necessities. Beyond stablishing a quantitative reference, we searched for reports of qualitative value. Results confirm the preponderance of emotion in subject-objetc relations and show out the role of mediation as a vehicle of cultural affirmation and sustenance promotion. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Design (389)
Este item está licenciado na Creative Commons License