Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSommer, Luis Henriquept_BR
dc.contributor.authorBevilacqua, Martinapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-04T02:26:33Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174382pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso surgiu a partir de uma percepção sobre uma experiência individual a respeito da inexistência da inserção dos conteúdos e temáticas da Sociologia da Educação nas práticas dos seminários de docência e estágio curricular obrigatório. O estudo tem como objetivo analisar o currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especial destaque às disciplinas da área de Sociologia da Educação, e discutir a partir das concepções das estudantes do curso e professores da área, a presença desses conteúdos nas práticas docentes previstas no curso. O trabalho construiu-se através de um apanhado histórico a partir de uma referencial de diretrizes e leis acerca da formação de professores. Também se abordou a construção do currículo de Pedagogia da UFGRS, com atenção especial ao currículo atual, com foco nas disciplinas de Sociologia da Educação e naquelas que envolviam prática pedagógica. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, e a produção dos dados empíricos foi feita por meio de questionários com estudantes do curso e entrevistas com professores das disciplinas de Sociologia da Educação. As análises apontam para três categorias: a) a Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia; b) a Sociologia da Educação como uma prática docente e c) a Sociologia da Educação como conteúdo a ser trabalho com os alunos. Por meio delas, foi possível descrever diferentes concepções acerca das repercussões da Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia na UFRGS.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleRepercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001061638pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem