Mostrar el registro sencillo del ítem
Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS
dc.contributor.advisor | Sommer, Luis Henrique | pt_BR |
dc.contributor.author | Bevilacqua, Martina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-04T02:26:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/174382 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso surgiu a partir de uma percepção sobre uma experiência individual a respeito da inexistência da inserção dos conteúdos e temáticas da Sociologia da Educação nas práticas dos seminários de docência e estágio curricular obrigatório. O estudo tem como objetivo analisar o currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especial destaque às disciplinas da área de Sociologia da Educação, e discutir a partir das concepções das estudantes do curso e professores da área, a presença desses conteúdos nas práticas docentes previstas no curso. O trabalho construiu-se através de um apanhado histórico a partir de uma referencial de diretrizes e leis acerca da formação de professores. Também se abordou a construção do currículo de Pedagogia da UFGRS, com atenção especial ao currículo atual, com foco nas disciplinas de Sociologia da Educação e naquelas que envolviam prática pedagógica. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, e a produção dos dados empíricos foi feita por meio de questionários com estudantes do curso e entrevistas com professores das disciplinas de Sociologia da Educação. As análises apontam para três categorias: a) a Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia; b) a Sociologia da Educação como uma prática docente e c) a Sociologia da Educação como conteúdo a ser trabalho com os alunos. Por meio delas, foi possível descrever diferentes concepções acerca das repercussões da Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia na UFRGS. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001061638 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37362)Tesinas Pedagogía (1400)