Percursos de vida : um estudo sobre memórias de mulheres, estudantes da EJA
Fecha
2017Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar os itinerários de quatro mulheres estudantes da modalidade Jovens e Adultos (EJA), no sentido de procurar compreender os significados da escola em suas histórias de vida, por meio da análise de suas vozes. A metodologia utilizada é a História Oral. Faço um destaque com relação ao aporte teórico, os estudos de Antoniette Errante (2000), Janaina Amado (2000) e Ecléa Bosi (1995) e sobre entrevista valho-me dos estudos do sociólogo Jean ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar os itinerários de quatro mulheres estudantes da modalidade Jovens e Adultos (EJA), no sentido de procurar compreender os significados da escola em suas histórias de vida, por meio da análise de suas vozes. A metodologia utilizada é a História Oral. Faço um destaque com relação ao aporte teórico, os estudos de Antoniette Errante (2000), Janaina Amado (2000) e Ecléa Bosi (1995) e sobre entrevista valho-me dos estudos do sociólogo Jean Claude Kaufmann (2013) e seu conceito sobre entrevista compreensiva. Paulo Freire (1996) é outro importante autor considerando suas interfaces com o tema da educação de jovens e adultos. Ao longo da pesquisa, procurou-se analisar e compreender os processos de memória das estudantes, a partir dos discursos e conteúdos de verdade produzidos por intermédio das entrevistas. As questões que conduziram a investigação são:Quais os motivos que as levaram a voltar a estudar? Como significam a educação continuada em seus percursos de vida? O que é possível observar acerca de mudanças e permanências na vida das mulheres após entrarem para a educação de jovens e adultos (EJA)? Depois de realizadas as entrevistas, foram feitas categorias de análises a partir das narrativas das estudantes: narrativas de seus percursos de vida antes do ingresso na escola, percursos de vida como estudantes do CMET Paulo Freire e, por último, a categoria que discute suas expectativas para o futuro. A partir desses eixos temáticos, a pesquisa infere que o processo de memória não é somente individual, mas é resultado de uma construção social de um grupo de mulheres, que têm à escola como significativa e formadora em suas vidas, de autoestima elevada e empoderamento feminino. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36987)Tesinas Pedagogía (1396)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License