Gestão Democrática e Participação Discente : um olhar sobre a avaliação diagnóstica do Sistema Estadual de Avaliação Participativa – SEAP/RS
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho está inserido no contexto de participação e avaliação escolar e tem como objetivo geral identificar e analisar se houve estímulo para os alunos participarem dos processos democráticos da instituição escola. Buscando responder à pergunta: “existe estímulo para a participação discente na gestão escolar das escolas estaduais da 1° Coordenadoria Regional?”, foi escolhido o indicador 43 do caderno 2 do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul durante as resposta ...
Este trabalho está inserido no contexto de participação e avaliação escolar e tem como objetivo geral identificar e analisar se houve estímulo para os alunos participarem dos processos democráticos da instituição escola. Buscando responder à pergunta: “existe estímulo para a participação discente na gestão escolar das escolas estaduais da 1° Coordenadoria Regional?”, foi escolhido o indicador 43 do caderno 2 do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul durante as respostas dos anos de 2012, 2013 e 2014. Este estudo desenvolveu-se a partir de uma metodologia qualitativa através da análise de conteúdos e foi dividido em quatro etapas: apropriação teórica sobre a legislação educacional, sobre os preceitos da gestão democrática, sobre a participação e significados de autonomia; análise das justificativas e pontuação; categorização; e, análise das categorias. Verificou-se, que, durante os três anos da avaliação, as escolas apresentaram novas ações para garantir o estímulo à participação, refletindo em suas auto avaliações, e que tal estímulo estaria relacionado à relação dos professores e profissionais da escola, à participação dos pais na vida escolar e à vontade dos estudantes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1360)
Este item está licenciado na Creative Commons License