Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica

Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresenta uma reflexão sobre como a formação docente vai sendo construída ao longo da vida. Para isso, foi estruturada uma pesquisa com caráter qualitativo de inspiração autobiográfica. O objetivo foi de compreender, a partir da “narrativa (auto)biográfica” por meio de um relato de momentos significativos elencados pela autora, como as vivências cotidianas, como mulher neg ...
O presente trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresenta uma reflexão sobre como a formação docente vai sendo construída ao longo da vida. Para isso, foi estruturada uma pesquisa com caráter qualitativo de inspiração autobiográfica. O objetivo foi de compreender, a partir da “narrativa (auto)biográfica” por meio de um relato de momentos significativos elencados pela autora, como as vivências cotidianas, como mulher negra, refletem na formação docente. Para problematizar este tema, como espaço de formação, são trazidos os relatos memorialísticos de vivências pessoais, utilizando registros fotográficos da educação básica; relatos sobre a participação em movimento social de mulheres negras; relatos de estágio na área da saúde mental e de momentos na universidade. O referencial teórico que trouxe o suporte para as análises foi baseado em Gomes (2002), Souza (2006), Silva (2015), dentre outros. A compreensão obtida na pesquisa foi de que a formação docente relaciona-se aos processos identitários como mulher negra, o que se constrói ao longo da história de vida. No entanto, estas questões só serão problematizadas quando no reconhecimento desta negritude. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1442)
Este item está licenciado na Creative Commons License
