Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso se propõe a investigar como jovens egressos/as da educação básica compreendem a sua experiência de bullying sofridas no espaço escolar. Também tem por objetivos analisar como eles/as relacionam o bullying com as desigualdades sociais e quais medidas foram tomadas pela escola para entender e combater este fenômeno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, inspirada no procedimento de história de vida de Minayo (2001). Sobre os procedimentos, foram r ...
Este trabalho de conclusão de curso se propõe a investigar como jovens egressos/as da educação básica compreendem a sua experiência de bullying sofridas no espaço escolar. Também tem por objetivos analisar como eles/as relacionam o bullying com as desigualdades sociais e quais medidas foram tomadas pela escola para entender e combater este fenômeno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, inspirada no procedimento de história de vida de Minayo (2001). Sobre os procedimentos, foram realizadas entrevistas narrativas com 6 jovens, de 18 a 29 anos, egressos/as da educação básica em escolas públicas e privadas, que tinham sofrido bullying. Foram elaboradas quatro perguntas sobre tal experiência e outras duas sobre o bullying e as desigualdades sociais. As análises foram feitas de forma individual - expondo as respostas de cada participante e refletindo-as a partir de referenciais teóricos - e de forma globalizada, retomando questões que aparecem de forma regular nos relatos. A partir destas entrevistas, evidenciou-se que os/as jovens atribuíam a si a causa do bullying, justificando essa violência por conta de suas características - ter o cabelo crespo, ser negra, ter comportamentos e vestimentas consideradas masculinas, etc -. Também foi possível concluir que as escolas em que os/as jovens participantes desta pesquisa frequentaram não posicionaram-se para promover a prevenção e a proteção destes/as quanto ao bullying. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License