A visualização guiada por dados na TV : o infográfico como efeito de realidade e elemento de articulação da narrativa telejornalística
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação identifica as estratégias e recursos narrativos mobilizados nos infográficos criados a partir de bases de dados para retratar a realidade na TV. O trabalho parte do conceito de construção social da realidade aplicado ao jornalismo, dos pressupostos do design em relação à visualização da informação e dos valores e práticas do Jornalismo Guiado por Dados. A pesquisa insere-se nos estudos sobre o uso da infografia no Telejornalismo, propondo um diálogo a partir da visualização gui ...
Esta dissertação identifica as estratégias e recursos narrativos mobilizados nos infográficos criados a partir de bases de dados para retratar a realidade na TV. O trabalho parte do conceito de construção social da realidade aplicado ao jornalismo, dos pressupostos do design em relação à visualização da informação e dos valores e práticas do Jornalismo Guiado por Dados. A pesquisa insere-se nos estudos sobre o uso da infografia no Telejornalismo, propondo um diálogo a partir da visualização guiada por dados. Combina procedimentos metodológicos da Análise Pragmática da Narrativa e da Análise de Conteúdo e analisa um corpus composto por 21 infográficos, extraídos de duas séries de reportagem exibidas no SPTV 1ª Edição em 2016. O material especial, com seis matérias, recebeu o selo Resultado – uma iniciativa do jornalismo da Rede Globo para análise e cruzamento de informações públicas. A partir do estudo empírico, encontram-se padrões de incidência e entende-se o infográfico como elemento de articulação da narrativa telejornalística guiada por dados e ferramenta de extensão narrativa para integração da TV com outros meios. ...
Abstract
This research aims to identify the strategies and narrative resources mobilized through infographics created based on databases in order to portray reality in TV. It departs from the concept of social construction of reality applied to Journalism, from the assumptions of design regarding the visualization of information and from the values and practices from Data- Driven Journalism. The research fits into the studies on the use of infographics on TV Journalism, as it proposes a dialogue based o ...
This research aims to identify the strategies and narrative resources mobilized through infographics created based on databases in order to portray reality in TV. It departs from the concept of social construction of reality applied to Journalism, from the assumptions of design regarding the visualization of information and from the values and practices from Data- Driven Journalism. The research fits into the studies on the use of infographics on TV Journalism, as it proposes a dialogue based on the data orientated visualization. It combines methodological procedures from the Pragmatic Analysis of Narratives and from Content Analysis and it analyzes a corpus made of 21 infographics, extracted from two reporting series aired on SPTV 1a Edição [a local news program based in Sao Paulo, Brazil] in 2016. The special material, comprising six pieces of news, received the seal Resultado – an initiative from Rede Globo’s Journalism regarding the analysis and the crossing of public information. Based on the empirical study, patterns of occurrence are traced and the concept of infographics is extended as a means of articulation of journalistic narrative guided by data and an extension tool for the integration between TV and other information means. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6097)Comunicação e Informação (601)
Este item está licenciado na Creative Commons License