Centralidade da Avenida Assis Brasil: um estudo sobre a espacialização técnica ao longo do tempo na construção do espaço urbano
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Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
A Avenida Assis Brasil, na zona norte de Porto Alegre, é uma importante centralidade para a metrópole e sua região de influência. Nesta avenida convergem grandes contingentes populacionais diariamente, estes deslocamentos se dão pela concentração de grandes centros comerciais, hospital, shoppings centers, supermercados, além de muitos outros serviços, todos, ligados pelas mais de cem linhas de ônibus que circulam pela avenida. Esta centralidade faz parte da história de Porto Alegre, ela começou ...
A Avenida Assis Brasil, na zona norte de Porto Alegre, é uma importante centralidade para a metrópole e sua região de influência. Nesta avenida convergem grandes contingentes populacionais diariamente, estes deslocamentos se dão pela concentração de grandes centros comerciais, hospital, shoppings centers, supermercados, além de muitos outros serviços, todos, ligados pelas mais de cem linhas de ônibus que circulam pela avenida. Esta centralidade faz parte da história de Porto Alegre, ela começou a ser formada na década de 1930 com os primeiros movimentos de urbanização através de loteamentos feitos nesta área, além disso, após a década de 1940 inúmeras indústrias situaram-se próximas à avenida à fim de aproveitar as vantagens locacionais. O espaço urbano desta área ganhou importância através do desenvolvimento do comércio local, que é alternativa ao centro da metrópole. As tendências atuais da metropolização tornam este processo mais complexo. Hoje em dia a financeirização do espaço tem levado à produção de inúmeros prédios e vem sendo o motor da urbanização nesta centralidade. O trabalho se propõe a ser um estudo sobre a influência dos diferentes tempos históricos na constituição da centralidade da Avenida Assis Brasil, utilizando o método regressivo-progressivo de Lefebvre. Buscaremos entender os momentos do percebido, do concebido e do vivido na centralidade da zona norte porto-alegrense, da sua constituição até o estágio atual da metropolização. Como resultado, conseguimos estabelecer relações entre o tipo de ocupação dos prédios com seu tempo estimado de construção. Além disso, a metodologia nos proporcionou à vermos novas tendências de urbanização em parte da Avenida. ...
Abstract
Assis Brasil Avenue, in the north of Porto Alegre, is an important center for the metropolis and its region of influence. In this avenue converges large population contingents daily, these displacements are given by the concentration of big shopping centers, hospital, shopping malls, supermarkets, in addition to many other services, all linked by more than one hundred bus lines that circulate along the avenue. This centrality is part of the history of Porto Alegre, it began to be formed in the ...
Assis Brasil Avenue, in the north of Porto Alegre, is an important center for the metropolis and its region of influence. In this avenue converges large population contingents daily, these displacements are given by the concentration of big shopping centers, hospital, shopping malls, supermarkets, in addition to many other services, all linked by more than one hundred bus lines that circulate along the avenue. This centrality is part of the history of Porto Alegre, it began to be formed in the 1930s with the first urbanization movements through subdivisions made in this area, moreover, after the 1940s countless industries were located near the avenue for locational advantages. The urban space of this area gained importance through the development of local commerce, which rivals the center of the metropolis. Current trends in metropolization make this process more complex. Nowadays the financialization of space has led to the production of numerous buildings and has been the motor of urbanization in this centrality. This work proposes to be a study of the influence of different historical times in the constitution of the centrality of Avenida Assis Brasil, using Lefebvre's regressive-progressive method, we will try to understand the moments of perceived, conceived and lived in the centrality of the north port zone from its constitution to the present stage of metropolization. As a result, we have been able to establish relationships between the type of occupation of the buildings with their estimated time of construction. In addition, the methodology has given us to see new trends of urbanization in part of the Avenue. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Coleções
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