Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como proposta identificar modos de nos capacitarmos para ministrar aulas de teatro para estudantes surdos. Para isso, foram utilizados como materiais de pesquisa os relatórios das aulas que ministrei como bolsista no projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do sul, intitulado “Teatro e Dança com Alunos Surdos”. Tais aulas foram ministradas semanalmente nos anos de 2016 e 2017 no turno da tarde na E.M.E.F. de surdos bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre-RS). P ...
Este trabalho tem como proposta identificar modos de nos capacitarmos para ministrar aulas de teatro para estudantes surdos. Para isso, foram utilizados como materiais de pesquisa os relatórios das aulas que ministrei como bolsista no projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do sul, intitulado “Teatro e Dança com Alunos Surdos”. Tais aulas foram ministradas semanalmente nos anos de 2016 e 2017 no turno da tarde na E.M.E.F. de surdos bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre-RS). Por meio das análises das entrevistas realizadas durante a elaboração do trabalho e do relato das minhas experiências teatrais com os alunos surdos, são apresentadas diferentes perspectivas do ensino de teatro esse público. Por fim, são apontadas possíveis metodologias e maneiras de se preparar para o ensino teatral com alunos surdos. ...
Abstract
This paper aims to identify ways of enabling us to teach theater classes for deaf students. For that, I used as research materials the reports of the classes that I taught as a scholarship student in the extension project of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entitled "Teatro e dança com alunos surdos". These classes were taught weekly on Fridays in the years 2016 and 2017 at the E.M.E.F de Surdos Bilíngue Solomon Watnick (Porto Alegre, RS). In addition, there is the analysi ...
This paper aims to identify ways of enabling us to teach theater classes for deaf students. For that, I used as research materials the reports of the classes that I taught as a scholarship student in the extension project of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entitled "Teatro e dança com alunos surdos". These classes were taught weekly on Fridays in the years 2016 and 2017 at the E.M.E.F de Surdos Bilíngue Solomon Watnick (Porto Alegre, RS). In addition, there is the analysis of the interviews performed during the preparation of this work. Therefore, through the analysis and reporting of my theatrical experiences with deaf students, different perspectives of theater teaching for deaf students are presented. Finally, possible methodologies and ways of preparing for theatrical teaching with deaf students are pointed out, even if the theater undergraduate course at UFRGS does not enable us to do so. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License