A construção da imagem da cidade de Porto Alegre, pelo olhar do turista
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Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Partindo de imagens fotográficas publicadas no ‘Google Imagens’, produzidas por turistas que visitam a cidade de Porto Alegre e por agentes que se interessam com a divulgação e promoção da capital gaúcha como destino turístico, busca-se problematizar e refletir sobre a construção imagética da cidade por um público singular: o turista. Como resultado, se propõe entender como o turista vê e compreende a cidade a partir das imagens que são divulgadas e produzidas por esse público e como o imaginár ...
Partindo de imagens fotográficas publicadas no ‘Google Imagens’, produzidas por turistas que visitam a cidade de Porto Alegre e por agentes que se interessam com a divulgação e promoção da capital gaúcha como destino turístico, busca-se problematizar e refletir sobre a construção imagética da cidade por um público singular: o turista. Como resultado, se propõe entender como o turista vê e compreende a cidade a partir das imagens que são divulgadas e produzidas por esse público e como o imaginário se constrói neste processo de “ver antes” e “experimentar depois”. São desta maneira, questionadas as consequências deste fenômeno no meio urbano, interrogando a forma como o planejamento da cidade pode contribuir negativa ou positivamente, e a especulação de possíveis caminhos a serem seguidos. ...
Abstract
Coming from photographies that were published on ‘Google Images’, taken by tourists who visited Porto Alegre city, and made by agents who are interested to propagate the capital of Rio Grande do Sul as a tourist destination, the purpose is to interrogate, problematizing and reflecting about imagetic construction of the city by a singular public: the tourist. As a result, is important to understand how the tourists see the city through images that are produced and spread by this public, and how ...
Coming from photographies that were published on ‘Google Images’, taken by tourists who visited Porto Alegre city, and made by agents who are interested to propagate the capital of Rio Grande do Sul as a tourist destination, the purpose is to interrogate, problematizing and reflecting about imagetic construction of the city by a singular public: the tourist. As a result, is important to understand how the tourists see the city through images that are produced and spread by this public, and how the imaginary is built in the process of “seeing before” and “experiencing after”. The consequences of this phenomenon in the urban environment are questioned how the urban planning can contribute negatively or positively and, the speculation of possible ways to be joined. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6160)
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