Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
dc.contributor.author | Canto Filho, Alberto Bastos do | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Jose Valdeni de | pt_BR |
dc.contributor.author | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-11-29T02:31:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/170675 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas que conectam os pontos de partida aos pontos de chegada. Um tipo diferenciado de Mapa Conceitual chamado Mapa Conceitual de Projeto é utilizado como ferramenta de projeto para definir relações entre o conhecimento prévio do estudante e os objetivos educacionais. A base teórica inclui a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Carga Cognitiva. Estudos anteriormente realizados são citados como evidências da eficácia da metodologia proposta. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents a methodology designed for a project on meaningful learning objects called Project Based on Learning Trajectories (PBLT). This methodology considers a metaphor where the student’s previous knowledge are starting points, the educational objectives are considered destination points and the learning objects are roads connecting the starting points to destination points. A differentiated Conceptual Map called Project’s Conceptual Map is a tool intended to define relations between the previous knowledge of the students (starting points) and the educational objectives (destination points). The theoretical basis of this proposed method includes Meaningful Learning Theory and Cognitive Load Theory. Previous studies are referenced as evidence of the proposed methodology’s effectiveness. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ciência & educação. Bauru, SP. Vol. 23, n. 3 (July/Sept. 2017), p. 723-740 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Learning object | en |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning | en |
dc.subject | Conceptual map | en |
dc.title | Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Project conceptual maps : a tool for designing meaningful learning objects | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001053638 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40503)Engenharias (2442)
-
Artigos de Periódicos (40503)Ciências Humanas (7005)