O discurso científico e ético na educação física
Visualizar/abrir
Data
2001Tipo
Assunto
Resumo
0 resultado da adequação da Educação Física ao discurso científico acarretou como conseqüência, o defrontar-se como uma série de problemas advindos da objetivação da realidade, da universalização dos conceitos e da negação da própria vida. No caso da Educação Física, talvez o mais grave problema tenha sido o da negação da questão ética. Em função disso, o objetivo deste trabalho é analisar a relação entre o debate ético e o científico e como este relacionamento tem definido as produções, tanto ...
0 resultado da adequação da Educação Física ao discurso científico acarretou como conseqüência, o defrontar-se como uma série de problemas advindos da objetivação da realidade, da universalização dos conceitos e da negação da própria vida. No caso da Educação Física, talvez o mais grave problema tenha sido o da negação da questão ética. Em função disso, o objetivo deste trabalho é analisar a relação entre o debate ético e o científico e como este relacionamento tem definido as produções, tanto acadêmicas como cotidianas da Educação Física, abrangendo o corpo, a gestualidade e o movimento humano. ...
Abstract
The result of the adaptation of Physical Education to the scientífic discourse caused the confrontation beíween the subject and a set of problems which carne upon from the process of facing reality in an objective way, from the universalization of concepts, and from the negation oflife on its own. Specifically in Physycal Education, the greatest problem perhaps has been the negation the ethical question. Because of it, the a/m of this work Is to analyze the relationship between the ethical and ...
The result of the adaptation of Physical Education to the scientífic discourse caused the confrontation beíween the subject and a set of problems which carne upon from the process of facing reality in an objective way, from the universalization of concepts, and from the negation oflife on its own. Specifically in Physycal Education, the greatest problem perhaps has been the negation the ethical question. Because of it, the a/m of this work Is to analyze the relationship between the ethical and the scientífic debates, and how much this relationship has influenced the works in Physical Education, both academic and ordlnary, including the body, gestures and human movement. ...
Contido em
Revista Perfi. Porto Alegre. Vol. 5, n. 5 (2001), p. 49-65
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências da Saúde (10773)
Este item está licenciado na Creative Commons License