Relações de poder e manifestações corporais de um aluno com deficiência mental no recreio escolar
Visualizar/abrir
Data
2001Tipo
Resumo
0 presente estudo focalizou o recreio escolar a fim de analisar as relações de poder expressas pelas manifestações corporais de um aluno com deficiência mental, matriculado no ensino fundamental. Através de observações, registros e análises das manifestações corporais, percebemos uma série de práticas normatizadoras produzidas pela escola e por seus colegas. Esse sujeito é envolvido pelas formas de coerções, rotinas e interações sociais que ocorrem neste espaço. Conseqüentemente, suas ações são ...
0 presente estudo focalizou o recreio escolar a fim de analisar as relações de poder expressas pelas manifestações corporais de um aluno com deficiência mental, matriculado no ensino fundamental. Através de observações, registros e análises das manifestações corporais, percebemos uma série de práticas normatizadoras produzidas pela escola e por seus colegas. Esse sujeito é envolvido pelas formas de coerções, rotinas e interações sociais que ocorrem neste espaço. Conseqüentemente, suas ações são reprimidas, incitadas, reforçadas e estimuladas. ...
Abstract
The present study focused on the lunch break ín order to analyze the power relations expressed through the body manifestations of a mentally disabled student, enrolled in a regular elementary school. Through the observations, records and analyses ofhis body manifestations, we perceived a series of ruling practlces that come from the school and the classmates as we//. This individual becomes involved by the many forms of coercions, action routines and social interactions which take place. In sum ...
The present study focused on the lunch break ín order to analyze the power relations expressed through the body manifestations of a mentally disabled student, enrolled in a regular elementary school. Through the observations, records and analyses ofhis body manifestations, we perceived a series of ruling practlces that come from the school and the classmates as we//. This individual becomes involved by the many forms of coercions, action routines and social interactions which take place. In sum, in this environment his actions are repressed, incited, relnforced and stimulated. ...
Contido em
Revista Perfil. Porto Alegre. Vol. 5, n. 5 (2001), p. 87-102
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências da Saúde (10760)
Este item está licenciado na Creative Commons License