Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMandarino, Claudio Marquespt_BR
dc.date.accessioned2017-11-21T02:26:25Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.issn1414-9141pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170488pt_BR
dc.description.abstract0 presente estudo focalizou o recreio escolar a fim de analisar as relações de poder expressas pelas manifestações corporais de um aluno com deficiência mental, matriculado no ensino fundamental. Através de observações, registros e análises das manifestações corporais, percebemos uma série de práticas normatizadoras produzidas pela escola e por seus colegas. Esse sujeito é envolvido pelas formas de coerções, rotinas e interações sociais que ocorrem neste espaço. Conseqüentemente, suas ações são reprimidas, incitadas, reforçadas e estimuladas.pt_BR
dc.description.abstractThe present study focused on the lunch break ín order to analyze the power relations expressed through the body manifestations of a mentally disabled student, enrolled in a regular elementary school. Through the observations, records and analyses ofhis body manifestations, we perceived a series of ruling practlces that come from the school and the classmates as we//. This individual becomes involved by the many forms of coercions, action routines and social interactions which take place. In sum, in this environment his actions are repressed, incited, relnforced and stimulated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Perfil. Porto Alegre. Vol. 5, n. 5 (2001), p. 87-102pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPower relationsen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBody manifestationsen
dc.subjectLunch breaken
dc.titleRelações de poder e manifestações corporais de um aluno com deficiência mental no recreio escolarpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000317408pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples