Linguajando com tecnologias móveis : a metáfora na cognição inventiva
dc.contributor.advisor | Maraschin, Cleci | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Raquel Salcedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-11-17T02:30:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/170311 | pt_BR |
dc.description.abstract | O fenômeno metafórico, caro às ciências da linguagem, tem recentemente adentrado também os estudos cognitivos, visto que se tem advogado que a metáfora não ocorre apenas na linguagem, mas constitui processos do pensamento. Argumento aqui que a metaforização articula singularidades que operam na contiguidade entre linguagem e cognição e, nela, na invenção de si e do mundo. Para tanto, um projeto de pesquisa-intervenção foi cartografado, através da criação de um método com retalhos, denominado pat(c)hwork. No projeto, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas em Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS-UFRGS), um jogo digital móvel baseado em localização foi produzido para ser jogado no Parque Jardim Botânico de Porto Alegre, em um contexto não formal de aprendizagem. O jogo foi testado por estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública conveniada com o parque e com o grupo de pesquisa, através de oficinas. O foco cartográfico enfatizou o linguajar como agir humano na linguagem, com especial atenção à hipótese de que o mesmo caracteriza-se também pela metaforicidade. O referencial teórico apóia-se na teoria autopoiética, por meio da concepção de linguagem como linguajar, entrelaçada ao emocionar e ao conversar, compondo redes de conversação; na teoria da enação, mediante a noção de cognição incorporada; na linguística cognitiva, especialmente na teoria da metáfora conceitual, como processo de fabricação e organização que pressupõe a corporeidade; e na cognição inventiva, pela costura dos conceitos de políticas, ecologias e tecnologias cognitivas. Ao cartografarmos retalhos linguageiros de conexões entre os domínios físico e digital, necessários à jogabilidade de um jogo móvel de localização, esperamos contribuir para uma compreensão do fenômeno metafórico como modulador da linguagem e da cognição como ações corporificadas, emergentes e acentradas, processos e produtos de recorrências e recursões operadas no entrelaçamento linguajar-conhecer ao longo do viver. | pt_BR |
dc.description.abstract | The metaphorical phenomenon, dear to the sciences of language, has also recently entered the cognitive studies, since it has been argued that metaphor does not occur only in language, but constitutes processes of thought. I argue here that metaphorization articulates singularities that operate in the contiguity between language and cognition and, within it, in the invention of oneself and of the world. For this, a research-intervention project was mapped through the creation of a patchwork method, called pat(c)hwork. In the project, developed by the research group Núcleo de Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS-UFRGS), a location-based mobile game was produced to be played at the Botanical Garden of Porto Alegre, in a non-formal learning context. The game was tested by students from the 4th and 5th grades of an elementary public school that entered a partnership with the park and the research group, through workshops. The cartographic focus emphasized languaging as human action in language, with special attention to the hypothesis that it is also characterized by metaphoricity. The theoretical research framework is based on autopoietic theory, through the conception of language as languaging, intertwined with emotion and conversation, composing conversation networks; on enactivism, through the notion of incorporated cognition; on cognitive linguistics, especially on the theory of conceptual metaphor, as a process of fabrication and organization that presupposes corporeality; and on inventive cognition, by sewing the concepts of cognitive policies, ecologies and technologies. By mapping patches of connections between the physical and the digital domains, necessary for the gameplay of a location-based mobile game, we hope to contribute to an understanding of the metaphorical phenomenon as a modulator of embodied, emerging and decentralized language and cognition as modes of actions, processes and products of recurrences and recursions operated in the intertwining of languaging and knowing along living. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Metaphor | en |
dc.subject | Metáfora | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Languaging | en |
dc.subject | Incorporated and inventive cognition | en |
dc.subject | Mobile digital technologies | en |
dc.subject | Location-based mobile game | en |
dc.title | Linguajando com tecnologias móveis : a metáfora na cognição inventiva | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001052255 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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