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dc.contributor.advisorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Mauro Melopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-14T02:31:48Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170258pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta impressões, reflexões e considerações a respeito de uma experiência vivenciada no Ensino Médio, com estudantes de um Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, localizado em Manaus/Amazonas, em 2016. Nesta dissertação, buscou-se compreender em que aspectos um processo utilizando roteiros como estratégia de ensino e aprendizagem de química pode contribuir para a sistematização de estudo na Educação de Jovens e Adultos. A dissertação está organizada em quatro artigos que guardam conexões entre si e encontram-se sistematizados de acordo com os momentos vivenciados na pesquisa. A abordagem metodológica utilizada é de caráter qualitativa, utilizando-se como estratégia metodológica a pesquisa-ação centrada na utilização de três instrumentos de coleta de dados: 1) diários de campo como material de revisão, reflexão e reolhar das ações realizadas; 2) roteiros de aprendizagem, tanto como recurso para o processo educacional quanto instrumento avaliativo; e 3) questionários semiabertos, para a caracterização dos participantes e avaliação do processo. Para a interpretação dos dados obtidos, através dos diários e questionários, foi realizada uma análise empírico-interpretativa, procedendo-se ao estudo detalhado dos dados, tais como se mostram em seu conteúdo manifesto, procurando, na diversidade dos dados obtidos, significados a partir da percepção do próprio pesquisador e dos referenciais teóricos da pesquisa. Para a construção/análise dos roteiros utilizou-se como referencial teóricometodológico os fundamentos do Alinhamento Construtivo proposto por John Biggs. Os resultados foram analisados e organizados em três categorias: 1) Diagnóstico; 2) Ações desenvolvidas; e 3) Avaliação do processo. Foram analisados dez diários de campo, dois roteiros de aprendizagem referente ao conteúdo Linguagem Química e dois questionários semiabertos. Os dados da pesquisa evidenciaram que trabalhar com roteiros de aprendizagem possibilita a sistematização de estudo e melhorias no processo educacional no que tange à participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento, além de promover um ambiente facilitador da aprendizagem para a EJA.pt_BR
dc.description.abstractThis research presents impressions, reflections and considerations about a lived experience in High School, with students of a Youth and Adult Education Center, located in Manaus / Amazonas, in 2016. In this dissertation, we sought to understand in which aspects a process using guides as a teaching and learning strategy of chemistry can contribute to the systematization of study in Young and Adults Education. A dissertation is organized into four articles that keep connections between them and are found in systems according to the moments experienced in the research. The methodological approach used is of a qualitative nature, using as a methodological strategy the action research centered on the use of three data collection instruments: 1) field journals as a material for review, reflection and review of the actions carried out; 2) learning guides, both as a resource for the educational process and as an evaluation tool; And 3) semi-open questionnaires, to characterize the participants and evaluate the process. For the interpretation of the data obtained through the journals and questionnaires, an empirical-interpretative analysis was carried out, with a detailed study of the data, as shown in its manifest content, seeking, in the diversity of the data obtained, meanings from the perception Of the researcher himself and of the theoretical references of the research For the construction / analysis of the guides the basis of the Constructive Alignment proposed by John Biggs was used as theoretical-methodological reference. The results were analyzed and organized into three categories: 1) Diagnosis; 2) Actions developed; and 3) Evaluation of the process. Ten field diaries were analyzed, two learning guides referring to the Chemistry’s Language content and two semi - open questionnaires. The research data showed that working with learning guides allows for the systematization of study and improvements in the educational process regarding the active participation of students in the construction of knowledge, as well as promoting an environment that facilitates learning for students of Young and Adults Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning guidesen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSystematization of studyen
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectAdult educationen
dc.titleA educação de jovens e adultos por meio de roteiros de aprendizagem no ensino de químicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001052875pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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