Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Maria do Rocio Fontourapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Filipe Xerxeneski dapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-14T02:31:42Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170250pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como premissa principal a análise das práticas de pesquisa e produção acadêmica dos docentes efetivos e dos colaboradores da área de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais do IFRS Campus Porto Alegre. Traça os percursos metodológicos utilizados, tendo como suporte as abordagens bibliométricas e cientométricas. Analisa a produção gerada através dos Grupos e Linhas de Pesquisas oriundas da área analisada. Paralelamente, tece um apanhado teórico sobre a transdisciplinaridade existente na configuração da formação do corpo docente que atua nos Cursos de Técnico em Biotecnologia e Tecnólogo em Ciências Ambientais do IFRS Campus Porto Alegre. Abarca as temáticas da comunicação científica, das coautorias e das redes de pesquisa colaborativa, com intuito de traçar ponto de convergência com a produção intelectual gerada pelos pesquisadores analisados. Os dados apresentados foram obtidos por meio de consulta aos Currículos Lattes dos pesquisadores e dos Grupos de Pesquisa do CNPq. O estudo está sendo ampliado com a análise das redes de colaboração institucional em âmbito nacional e internacional. Por fim, conclui-se que é necessário um aprimoramento desses estudos para consolidar o IFRS no cenário da pesquisa e da pós-graduação regional, nacional e internacionalmente.pt_BR
dc.description.abstractThis study had as main premise the analysis of the research and academic production practices of the faculty and employees of the area of Biological Sciences and Environmental Sciences of the IFRS Campus Porto Alegre. Traces the methodological paths used, supported by bibliometric and scientometric approaches. It analyzes the production generated through the Groups and Lines of Research coming from the analyzed area. At the same time, he presents a theoretical overview of the transdisciplinarity that exists in the configuration of the faculty formation that works in the Biotechnology Technician and Environmental Sciences Technologist courses of the IFRS Campus Porto Alegre. It covers the themes of scientific communication, co-authoring and collaborative research networks, in order to draw a point of convergence with the intellectual production generated by the researchers analyzed. The data presented were obtained by consulting the Lattes curricula of researchers and research groups of CNPq. The study is being expanded with the analysis of the networks of institutional collaboration at national and international level. Finally, it is concluded that an improvement of these studies is necessary to consolidate the IFRS in the scenario of the research and of the regional, national and international graduation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientometricsen
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectFederal Institute of Rio Grande do Sulen
dc.subjectCampus Porto Alegreen
dc.subjectCiências do ambientept_BR
dc.subjectCiências biológicaspt_BR
dc.subjectAcademic Productionen
dc.subjectCientometriapt_BR
dc.subjectTransdisciplinarityen
dc.subjectCo-authoringen
dc.subjectRedes de pesquisapt_BR
dc.subjectCollaborative Research Networksen
dc.subjectCooperação científicapt_BR
dc.titleMapeamento da pesquisa e produção acadêmica da área de Ciências biológicas e ciências ambientais do IFRS câmpus Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001052345pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples