Análise da viabilidade da utilização de resíduo de construção e demolição como alternativa de estrutura no pavimento da Av. Juscelino Kubitschek, Pelotas/RS
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Data
2017Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Os Resíduos de Construção e Demolição (RCD) são popularmente conhecidos por entulho e tecnicamente definidos como todos resíduos de materiais oriundos da construção civil. Quando gerenciado de forma inadequada, os RCD são responsáveis por deposições ilegais tanto no Brasil como no exterior. Com a reciclagem deste material é possível obter, além de certa diminuição de custos, a redução dos passivos ambientais que os resíduos geram nas cidades. Até então, estudos envolvendo estes materiais voltad ...
Os Resíduos de Construção e Demolição (RCD) são popularmente conhecidos por entulho e tecnicamente definidos como todos resíduos de materiais oriundos da construção civil. Quando gerenciado de forma inadequada, os RCD são responsáveis por deposições ilegais tanto no Brasil como no exterior. Com a reciclagem deste material é possível obter, além de certa diminuição de custos, a redução dos passivos ambientais que os resíduos geram nas cidades. Até então, estudos envolvendo estes materiais voltados para a pavimentação vêm sendo desenvolvidos, observando suas propriedades físicas e mecânicas, mostrando que demonstram um bom desempenho quando utilizados em camadas de um pavimento. Em 2002 foi lançada a resolução CONAMA nº 307, a qual classifica os RCD em quatro classes, de acordo com sua periculosidade. Em 2004, com a intenção de regulamentar o emprego dos RCD, foram elaboradas pela ABNT as normas NBR 15115/2004 e NBR 15116/2004, exigindo ensaios e parâmetros mínimos para a utilização em pavimentação. A partir de ensaios de granulometria, compactação, compressão monotônica e módulo de resiliência, um dos objetivos deste trabalho foi de analisar os parâmetros físicos e mecânicos dos RCD, de modo a se verificar a possível utilização deste em camadas de base de pavimentos, em substituição dos materiais que convencionalmente são empregados (geralmente brita). Outro objetivo proposto foi de verificar se as características deste tipo de agregados permitiriam, hipoteticamente, sua utilização em uma obra na Av. Juscelino Kubitscheck, em Pelotas/RS. Vale ressaltar que alguns dados foram obtidos através da consulta de estudos anteriores, facilitando assim a análise em questão. Assim, de posse dos resultados de ensaios, foram realizadas análises mecanísticas com o auxílio do programa Everstress 5.0, calculando-se respostas estruturais para estruturas de pavimento: uma com base em RCD e a outra, pela solução proposta no projeto original, com base em brita graduada (BGS). Estas duas estruturas foram comparadas de forma a se avaliar o desempenho frente a diferentes mecanismos de degradação do pavimento, empregando-se modelos incluídos no Método de Dimensionamento Mecanístico-empírico da República da África do Sul (SAMDM – South African Mechanistic Design Method). De um modo geral, a estrutura com base em RCD se comportou de maneira satisfatória, indicando que é possível aliar um bom desempenho estrutural a questões ambientais e, consequentemente a ganhos econômicos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (5894)
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