Templo das mídias : os museus sob o signo da informação e da comunicação
Visualizar/abrir
Data
2009Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação intitulada "Templo das mídias: os museus sob o signo da informação e da comunicação" abrange a discussão sobre os museus, a partir da introdução das tecnologias digitais. Por meio de um estudo do Museu da Língua Portuguesa, objetivou-se compreender a utilização de tais tecnologias naquele contexto, na forma da multimídia interativa e dos audiovisuais. O estudo revela que há um redimensionamento da noção de museu envolvendo as questões operacionais de seu acervo, sua apropriação ...
Esta dissertação intitulada "Templo das mídias: os museus sob o signo da informação e da comunicação" abrange a discussão sobre os museus, a partir da introdução das tecnologias digitais. Por meio de um estudo do Museu da Língua Portuguesa, objetivou-se compreender a utilização de tais tecnologias naquele contexto, na forma da multimídia interativa e dos audiovisuais. O estudo revela que há um redimensionamento da noção de museu envolvendo as questões operacionais de seu acervo, sua apropriação e aproximação pelo público. Durante muito tempo, os museus tiveram suas ações voltadas à conservação das coleções; agora, o foco é direcionado ao espectador e aos processos, envolvendo as mídias interativas. Por outro lado, com a introdução dessas tecnologias e de suas linguagens, é reiterada a natureza dos museus enquanto espaços de imaginários e ficções. ...
Abstract
This dissertation entitled "Temple of the media: the museums under the sign of information and communication" includes a discussion of the museums, from the introduction of digital technologies. Through a study of the Museum of the Portuguese language, aimed to understand the use of such technologies in that context, in the form of interactive multimedia and audiovisual. The study shows that there is a redefinition of the concept of operational issues involving the museum in its collection, its ...
This dissertation entitled "Temple of the media: the museums under the sign of information and communication" includes a discussion of the museums, from the introduction of digital technologies. Through a study of the Museum of the Portuguese language, aimed to understand the use of such technologies in that context, in the form of interactive multimedia and audiovisual. The study shows that there is a redefinition of the concept of operational issues involving the museum in its collection, its ownership and the public approach. For a long time, museums have had their actions aimed at conservation of collections, now, the focus is directed to the viewer and processes, involving interactive media. Furthermore, with the introduction of these technologies and their languages, is the repeated nature of museums as spaces of imagination and fiction. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Comunicação e Informação (598)
Este item está licenciado na Creative Commons License