Trânsito e cidadania : relato de uma experiência curricular na educação de jovens e adultos

Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um importante espaço de reflexão sobre os desafios e as necessidades da vida diária, servindo como base para o desenvolvimento amplo do cidadão, sujeito de direitos e deveres, e com os conhecimentos para discerni-los e usufrui-los na plenitude, contribuindo para seu convívio social. O trânsito é repleto de constantes relacionamentos sociais, com regras que devem ser respeitadas por todos, sob pena de consequências desastrosas. A educação para o trânsito, q ...
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um importante espaço de reflexão sobre os desafios e as necessidades da vida diária, servindo como base para o desenvolvimento amplo do cidadão, sujeito de direitos e deveres, e com os conhecimentos para discerni-los e usufrui-los na plenitude, contribuindo para seu convívio social. O trânsito é repleto de constantes relacionamentos sociais, com regras que devem ser respeitadas por todos, sob pena de consequências desastrosas. A educação para o trânsito, que é legalmente obrigatória, tem seu foco muito voltado para os veículos automotores, seus condutores e as respectivas regras de circulação. Este trabalho apresenta uma proposta de educação para o trânsito e para a cidadania aplicada em uma turma de Educação para Jovens e Adultos de uma escola pública localizada em Porto Alegre/RS, no estágio docente do sétimo semestre do curso de Pedagogia da UFRGS. Nela, a temática trânsito é trabalhada, tendo sido previamente baseada na temática cidadania, com o foco na análise dos meios de transporte alternativos ao automóvel, com base na realidade dos alunos. A metodologia envolve a revisão do Diário de Classe e de outras escritas pessoais produzidos ao longo do curso, bem como a análise da legislação e a realização de um levantamento bibliográfico sobre os assuntos. As conclusões assinalam a importância da de uma educação para o trânsito baseada na cidadania. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1442)
Este item está licenciado na Creative Commons License
