Olha profe, eu pareço com ela! As Implicações da ERER na Construção de Identidade Racial
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presente pesquisa consiste em um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O trabalho, de aspecto reflexivo e analítico, desenvolve-se a partir dos Estudos culturais de perspectiva pós-estruturalista. Tem foco no Ensino Para Relações Étnico-Raciais (ERER) e nas implicações dessa educação para os sujeitos alunos. Para tanto, a pesquisa compreende abordagem qualitativa. Desenvolve-se em torno de um estudo de caso que se potencializou através de an ...
A presente pesquisa consiste em um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O trabalho, de aspecto reflexivo e analítico, desenvolve-se a partir dos Estudos culturais de perspectiva pós-estruturalista. Tem foco no Ensino Para Relações Étnico-Raciais (ERER) e nas implicações dessa educação para os sujeitos alunos. Para tanto, a pesquisa compreende abordagem qualitativa. Desenvolve-se em torno de um estudo de caso que se potencializou através de análise documental e observação participante, durante o período de estágio obrigatório curricular do curso. Tendo como principal questionamento “como o planejamento/currículo pode contribuir para a construção de identidade racial?”, objetivou-se ao longo do presente trabalho, atentar para as visibilidades conferidas as questões étnico-raciais, e também investigar de que forma os/as alunos/alunas negros/negras se viam (se de fato ocorriam essas visibilidades). Inicialmente, são feitas algumas análises sobre o currículo escolar e, posteriormente sobre a docência. Fundamentada nos conceitos de currículo, identidade e educação para relações étnico-raciais propostos por Tomaz Tadeu da Silva (2001), Jurjo Torres Santome (1995) e Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2002). O estudo indica que na escola em questão há falta de pertencimento racial e até mesmo resistência dos/das alunos/alunas negros/negras em reconhecerem-se como tais. Entretanto, a equipe diretiva mostrara-se empenhada em modificar esta realidade. As análises apontam ainda a importância existente na ação pedagógica capaz de modificar positivamente a vida das crianças e adolescentes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License