Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMossi, Cristian Polettipt_BR
dc.contributor.authorPontalti, Luísa Colombopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-30T02:34:57Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165957pt_BR
dc.description.abstractEscalando falésias em meio ao ensino de ciências e o ensino da arte, produzo meu texto costurando diferentes ideias sobre epistemologias e modelos pedagógicos, posicionando-me entre a alfabetização científica e o alfabetismo da cultura visual. Busco assim a criação de uma quimera que se apresenta como mescla entre áreas de exatas e humanas, e que responde a minha questão de pesquisa: Que posicionamentos estudantes de um 2º ano do Ensino Fundamental podem criar/produzir frente a experimentações com imagens artísticas e científicas? Assim a pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso e me apoio na perspectiva da cultura visual para desenvolver dois encontros de experimentação com imagens. Tais encontros ocorreram com crianças de 7 e 8 anos de um 2º ano do ensino fundamental em uma escola da rede estadual de ensino. Como materialidades, eu apresento o diário de campo, relatos de aula, fotos e as produções das crianças. Na análise emergem quatro categorias: Os estudantes assumem posicionamentos investigativos; Os estudantes se posicionam em relação à gostos pessoais e padrões de beleza trazidos consigo; Os estudantes não veem só com os olhos, mas com o corpo todo; e, Os estudantes realizam produções atribuindo novos sentidos e significados. A pesquisa realizada foi capaz de proporcionar experiências sobre o que as imagens poderiam dizer de nós mesmos, atribuindo sentidos e significados para elas e assim produzir pensamento entre arte e ciência a partir destas imagens.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleMeu querido Frankenstein : escalando falésias entre o ensino de ciências e o ensino da artept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001046285pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples