Profe, por que tu não ‘gosta’ de mim?
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso, busca analisar o sentido atribuído ao afeto nas relações interpessoais, bem como refletir sobre alguns caminhos pelos quais as relações afetivas, principalmente entre professora e estudantes, podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, o estudo perpassa pelos conceitos de afeto, amor e aprendizagem. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, teórico reflexivo, cujo resultado é expresso em linguagem narrativa, ...
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso, busca analisar o sentido atribuído ao afeto nas relações interpessoais, bem como refletir sobre alguns caminhos pelos quais as relações afetivas, principalmente entre professora e estudantes, podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, o estudo perpassa pelos conceitos de afeto, amor e aprendizagem. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, teórico reflexivo, cujo resultado é expresso em linguagem narrativa, uma vez que compõem as aprendizagens construídas pela autora, ao longo do processo de realização do presente trabalho. Com base numa análise documental, através de leituras e releituras, procurando marcas e pistas daquilo que estava posto e inferindo diferentes significados, foi-se construindo e desconstruindo significados para a experiência docente revisitada. Como base para as análises, foram utilizadas as memórias de momentos marcantes vividas na prática docente, bem como anotações e reflexões contidas no diário de campo, produzido no período de estágio de docência do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com aporte teórico de Piaget (1989), Freire (1995), Marimón (2014), Poletti (2010) e Meirieu (2002). Concluindo-se, destaca-se, como aprendizagem relevante à autora, uma visão diferenciada sobre o afeto, superando-se o senso comum e redimensionando-se as ações docentes em atos político-pedagógicos nos quais o afeto é móvel das ações e constituidor do compromisso ético e moral com a Educação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License