Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais

Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de Conclusão de curso objetiva analisar como a diferença é abordada em práticas pedagógicas de professoras estagiárias. Caracterizando-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, as ferramentas metodológicas utilizadas foram a entrevista narrativa e a análise documental do diário de classe de quatro alunas do oitavo semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio grande do Sul, que usaram a temática da diferença em suas práticas de estágio. Os ...
Este trabalho de Conclusão de curso objetiva analisar como a diferença é abordada em práticas pedagógicas de professoras estagiárias. Caracterizando-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, as ferramentas metodológicas utilizadas foram a entrevista narrativa e a análise documental do diário de classe de quatro alunas do oitavo semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio grande do Sul, que usaram a temática da diferença em suas práticas de estágio. Os principais conceitos revisados para a realização das análises foram Diferença, Cultura, Currículo e Escola. Nesse sentido, os autores que deram suporte foram, principalmente, Santomé (2011), Vencato (2014), Silva (2000), Moreira e Candau (2007), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Após a análise do material empírico conclui-se que todas as entrevistadas, com diferentes justificativas, consideram extremamente importante a abordagem da diferença na sala de aula; que não existe receita pronta para trabalhar o tema na escola. É necessário um olhar de professora investigadora que percebe o que e como desenvolver o trabalho no seu grupo de alunos. As estratégias para esta abordagem também variam de acordo com a modalidade de ensino e realidade da turma, mas destaca-se: o suporte oferecido pela literatura infantil, as rodas de conversa, a sequência didática que permite aprofundar e fixar conceitos sobre a questão, o lúdico e a iniciação científica. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1442)
Este item está licenciado na Creative Commons License
