Docência em matemática e o paradoxo das múltiplas identidades : contribuições da filosofia deleuziana
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Data
2017Tipo
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Teaching in Mathematics and the Paradox of Multiple Identities: Contributions of the Deleuzian philosophy
Assunto
Resumo
O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa perspectivada pela linha teórica das filosofias da diferença e educação que teve por objetivo analisar o movimento da forma, enquanto conceito filosófico, ‘docência-em-matemática’. Mostra-se, a partir de discursos teóricos da área da Educação Matemática e Formação de Professores, que as identidades docentes atualizadas na contemporaneidade são carregadas por um discurso dual da vida, do mundo e do humano e que herdam das filosofias da repres ...
O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa perspectivada pela linha teórica das filosofias da diferença e educação que teve por objetivo analisar o movimento da forma, enquanto conceito filosófico, ‘docência-em-matemática’. Mostra-se, a partir de discursos teóricos da área da Educação Matemática e Formação de Professores, que as identidades docentes atualizadas na contemporaneidade são carregadas por um discurso dual da vida, do mundo e do humano e que herdam das filosofias da representação platônico-aristotélica, muitos de seus pressupostos e significados. Mostra-se que os efeitos das múltiplas identidades se desdobram em desconsiderar a diferença como elemento constitutivo da docência e que, mesmo que haja múltiplas possibilidades identitárias, a docência é construída por assemelhação a um modelo, permanecendo a perspectiva de um falso movimento. ...
Abstract
This article presents a research based on the theoretical perspective of philosophies of difference and education that aims to analyze the movement of form – this one as a philosophical concept – ‘teaching-in-mathematics’. From the theoretical discourses of Mathematics Education and Teacher Training, it is shown that the contemporary teacher’s identities are embeded of a dual discourse of life, the world and the human, and many of their assumptions and meanings are inherited from the Platonic-A ...
This article presents a research based on the theoretical perspective of philosophies of difference and education that aims to analyze the movement of form – this one as a philosophical concept – ‘teaching-in-mathematics’. From the theoretical discourses of Mathematics Education and Teacher Training, it is shown that the contemporary teacher’s identities are embeded of a dual discourse of life, the world and the human, and many of their assumptions and meanings are inherited from the Platonic-Aristotelian philosophies. It is shown that the effects of multiple identities unfold in disregarding difference as an important element of teaching and even if there are multiple possibilities of identity, teaching’s identity-work is constituted resembling a model, remaining the perspective of a false movement. ...
Contido em
Perspectivas da educação matemática [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS : UFMS, 2017. Vol. 10, n. 22 (jan./jun. 2017), p. 222-243.
Origem
Nacional
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Artigos de Periódicos (40503)Ciências Humanas (7005)
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