Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Suelen Assunçãopt_BR
dc.contributor.authorLópez Bello, Samuel Edmundopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-09T02:36:09Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2359-2842pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164976pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa perspectivada pela linha teórica das filosofias da diferença e educação que teve por objetivo analisar o movimento da forma, enquanto conceito filosófico, ‘docência-em-matemática’. Mostra-se, a partir de discursos teóricos da área da Educação Matemática e Formação de Professores, que as identidades docentes atualizadas na contemporaneidade são carregadas por um discurso dual da vida, do mundo e do humano e que herdam das filosofias da representação platônico-aristotélica, muitos de seus pressupostos e significados. Mostra-se que os efeitos das múltiplas identidades se desdobram em desconsiderar a diferença como elemento constitutivo da docência e que, mesmo que haja múltiplas possibilidades identitárias, a docência é construída por assemelhação a um modelo, permanecendo a perspectiva de um falso movimento.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a research based on the theoretical perspective of philosophies of difference and education that aims to analyze the movement of form – this one as a philosophical concept – ‘teaching-in-mathematics’. From the theoretical discourses of Mathematics Education and Teacher Training, it is shown that the contemporary teacher’s identities are embeded of a dual discourse of life, the world and the human, and many of their assumptions and meanings are inherited from the Platonic-Aristotelian philosophies. It is shown that the effects of multiple identities unfold in disregarding difference as an important element of teaching and even if there are multiple possibilities of identity, teaching’s identity-work is constituted resembling a model, remaining the perspective of a false movement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas da educação matemática [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS : UFMS, 2017. Vol. 10, n. 22 (jan./jun. 2017), p. 222-243.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching in Mathematicsen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectDeleuze, Gilles, 1925-1995pt_BR
dc.subjectDifferenceen
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleDocência em matemática e o paradoxo das múltiplas identidades : contribuições da filosofia deleuzianapt_BR
dc.title.alternativeTeaching in Mathematics and the Paradox of Multiple Identities: Contributions of the Deleuzian philosophyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001024132pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples