Foucault e Deleuze : provocações ao discurso da educação matemática
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Data
2017Tipo
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Foucault and Deleuze : provocations to the discourse of mathematics education
Assunto
Resumo
Neste artigo temos como objetivo situar os filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze como intercessores de nosso pensamento para problematizar a Educação Matemática. Especialmente a temática das “verdades” que compõem o discurso da Educação Matemática e seus efeitos na constituição do sujeito tem sido potente para olhar este campo como um território imerso nas malhas de poder e saber. Assim, pressupomos que os discursos de verdade para o ensino de matemática que atravessam uma determinada époc ...
Neste artigo temos como objetivo situar os filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze como intercessores de nosso pensamento para problematizar a Educação Matemática. Especialmente a temática das “verdades” que compõem o discurso da Educação Matemática e seus efeitos na constituição do sujeito tem sido potente para olhar este campo como um território imerso nas malhas de poder e saber. Assim, pressupomos que os discursos de verdade para o ensino de matemática que atravessam uma determinada época engendram algumas dobras, que de forma sutil, fabricam corpos e almas, fabricam professores e alunos. Nessa perspectiva, desconfiar de tais verdades implica mostrar seu caráter contingente e arbitrário. Trata-se em última instância de des-con-fiar de tais verdades, des-fiar-com Foucault e Deleuze as tessituras, as amarras tão fortemente entrelaçadas que garantem a existência de verdades que nos parecem naturalizadas e que, muitas vezes, parece ser uma heresia questioná-las. ...
Abstract
In this article we aim to situate the philosophers Michel Foucault and Gilles Deleuze as intercessors of our thinking to problematize the Mathematics Education. Especially the theme of the "truths" that make up the discourse of Mathematics Education and its effects on the constitution of the subject has been potent to look at this field as a territory immersed in the meshes of power and knowledge. Thus, we assume that the true discourses for the teaching of mathematics that cross a given epoch ...
In this article we aim to situate the philosophers Michel Foucault and Gilles Deleuze as intercessors of our thinking to problematize the Mathematics Education. Especially the theme of the "truths" that make up the discourse of Mathematics Education and its effects on the constitution of the subject has been potent to look at this field as a territory immersed in the meshes of power and knowledge. Thus, we assume that the true discourses for the teaching of mathematics that cross a given epoch engender some folds, that subtly, make bodies and souls, manufacture teachers and students. In this perspective, distrust of such truths implies showing its contingent and arbitrary character. Ultimately, it is a question of disregarding such truths, of unraveling with Foucault and Deleuze the contexture, the ties are so strongly intertwined that they guarantee the existence of truths which seem to us to be naturalized, and which often seems to be a heresy questioning them. ...
Contido em
Perspectivas da Educação Matemática [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS. Vol. 10, n. 22 (2017), p. 12-28
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