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dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.contributor.authorSartori, Alice Stephanie Tapiapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-03T02:43:13Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2359-2842pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164827pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo temos como objetivo situar os filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze como intercessores de nosso pensamento para problematizar a Educação Matemática. Especialmente a temática das “verdades” que compõem o discurso da Educação Matemática e seus efeitos na constituição do sujeito tem sido potente para olhar este campo como um território imerso nas malhas de poder e saber. Assim, pressupomos que os discursos de verdade para o ensino de matemática que atravessam uma determinada época engendram algumas dobras, que de forma sutil, fabricam corpos e almas, fabricam professores e alunos. Nessa perspectiva, desconfiar de tais verdades implica mostrar seu caráter contingente e arbitrário. Trata-se em última instância de des-con-fiar de tais verdades, des-fiar-com Foucault e Deleuze as tessituras, as amarras tão fortemente entrelaçadas que garantem a existência de verdades que nos parecem naturalizadas e que, muitas vezes, parece ser uma heresia questioná-las.pt_BR
dc.description.abstractIn this article we aim to situate the philosophers Michel Foucault and Gilles Deleuze as intercessors of our thinking to problematize the Mathematics Education. Especially the theme of the "truths" that make up the discourse of Mathematics Education and its effects on the constitution of the subject has been potent to look at this field as a territory immersed in the meshes of power and knowledge. Thus, we assume that the true discourses for the teaching of mathematics that cross a given epoch engender some folds, that subtly, make bodies and souls, manufacture teachers and students. In this perspective, distrust of such truths implies showing its contingent and arbitrary character. Ultimately, it is a question of disregarding such truths, of unraveling with Foucault and Deleuze the contexture, the ties are so strongly intertwined that they guarantee the existence of truths which seem to us to be naturalized, and which often seems to be a heresy questioning them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas da Educação Matemática [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS. Vol. 10, n. 22 (2017), p. 12-28pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectFoucaulten
dc.subjectMathematics Educationen
dc.subjectDeleuze, Gilles, 1925-1995pt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectDiscipline and Controlen
dc.titleFoucault e Deleuze : provocações ao discurso da educação matemáticapt_BR
dc.title.alternativeFoucault and Deleuze : provocations to the discourse of mathematics educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001025170pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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