Índices e sinais : marcas de singularidade nos modos de apropriação da língua escrita por adultos
View/ Open
Date
2008Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo deste estudo é compreender melhor como acontece a apropriação da língua escrita, por sujeitos marcados por uma história de exclusão. Para isso, fiz um acompanhamento longitudinal, durante o 2º sem/2008, de um grupo particular de adultos em processo de alfabetização, focado na produção de escritas e reescritas dos mesmos, nas singularidades de cada processo e nas suas histórias de vida. Para analisar o universo de informações e dados coletados, busquei apoio teórico nos seguintes auto ...
O objetivo deste estudo é compreender melhor como acontece a apropriação da língua escrita, por sujeitos marcados por uma história de exclusão. Para isso, fiz um acompanhamento longitudinal, durante o 2º sem/2008, de um grupo particular de adultos em processo de alfabetização, focado na produção de escritas e reescritas dos mesmos, nas singularidades de cada processo e nas suas histórias de vida. Para analisar o universo de informações e dados coletados, busquei apoio teórico nos seguintes autores: Ginzburg, em relação ao método indiciário; Ferreiro, nos estudos da psicogênese da língua escrita; Abaurre, quanto ao processo de investigação dos índices e sinais singulares da escrita; e Freire, sobre questões que dizem respeito às histórias de vida e a educação popular. A partir dessas reflexões, fui compreender que a dificuldade de muitos educandos estava relacionada com as vivências de exclusão. As marcas de vida dos educandos permeiam toda a produção de textos, e a releitura e reescrita desses permitem a re-significação das suas próprias histórias. Daí ser a apropriação da língua escrita um processo singular, único. Assim, penso que não basta ao docente alfabetizador dominar as questões da lingüística, da psicogênese, é necessário também estar atento nas implicações de sentido que interferem em todo o processo educativo. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License