Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorComerlato, Denise Mariapt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Elisangela Fofonkapt_BR
dc.date.accessioned2009-06-24T04:13:37Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16195pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é compreender melhor como acontece a apropriação da língua escrita, por sujeitos marcados por uma história de exclusão. Para isso, fiz um acompanhamento longitudinal, durante o 2º sem/2008, de um grupo particular de adultos em processo de alfabetização, focado na produção de escritas e reescritas dos mesmos, nas singularidades de cada processo e nas suas histórias de vida. Para analisar o universo de informações e dados coletados, busquei apoio teórico nos seguintes autores: Ginzburg, em relação ao método indiciário; Ferreiro, nos estudos da psicogênese da língua escrita; Abaurre, quanto ao processo de investigação dos índices e sinais singulares da escrita; e Freire, sobre questões que dizem respeito às histórias de vida e a educação popular. A partir dessas reflexões, fui compreender que a dificuldade de muitos educandos estava relacionada com as vivências de exclusão. As marcas de vida dos educandos permeiam toda a produção de textos, e a releitura e reescrita desses permitem a re-significação das suas próprias histórias. Daí ser a apropriação da língua escrita um processo singular, único. Assim, penso que não basta ao docente alfabetizador dominar as questões da lingüística, da psicogênese, é necessário também estar atento nas implicações de sentido que interferem em todo o processo educativo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleÍndices e sinais : marcas de singularidade nos modos de apropriação da língua escrita por adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000686519pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples