Prática pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividade
Visualizar/abrir
Data
1997Tipo
Assunto
Resumo
Uma Prática Pedagógica voltada para ambientes-de-conhecimento-significativos propõe o deslocamento da perspectiva do observador de fora do campo observacional para seu interior, implicando ruptura na coerência/estabilidade do sistema cognitivoexplicativo e, logo, devido à crise provocada, a necessidade de construção de novo sistema de relações. A imersão de professores da Costa Rica em um Curso de Especialização à Distância, realizado pelo LEC-UFRGS (Brasil) em ambiente telemático, possibilitou ...
Uma Prática Pedagógica voltada para ambientes-de-conhecimento-significativos propõe o deslocamento da perspectiva do observador de fora do campo observacional para seu interior, implicando ruptura na coerência/estabilidade do sistema cognitivoexplicativo e, logo, devido à crise provocada, a necessidade de construção de novo sistema de relações. A imersão de professores da Costa Rica em um Curso de Especialização à Distância, realizado pelo LEC-UFRGS (Brasil) em ambiente telemático, possibilitou visibilizar todo esse processo, desde a tomada de consciência da insuficiência abrindo caminho para uma desestruturação epistemológica e conseqüente ruptura de coerência, até a re-construção do sistema de relações. Observação/narração da própria prática, seguida de interlocução/reflexão partilhada com o outro (colegas, autores/ teorias), constituem condições cognitivas para uma subjetividade com inserção política mais crítica e eficaz no âmbito educativo. ...
Abstract
A Pedagogical Practice inserted in a meaningful learning environment proposes the displacement of the observers' position from outside the observed field to its interior, in order to involve them and to provoke instability on their conceptual frame on Education. As a consequence of the emerging crisis, caused by a disrupture in the coherence/ stability of this cognitive domain, new reasoning relations are built up. The study was accomplished in a Distance Education Course via telematics, offere ...
A Pedagogical Practice inserted in a meaningful learning environment proposes the displacement of the observers' position from outside the observed field to its interior, in order to involve them and to provoke instability on their conceptual frame on Education. As a consequence of the emerging crisis, caused by a disrupture in the coherence/ stability of this cognitive domain, new reasoning relations are built up. The study was accomplished in a Distance Education Course via telematics, offered by LEC-UFRGS (Brasil) for teachers of Costa Rica. Description of their own pedagogical practice, followed by interlocutory/reflexive interaction with others (colleagues, authors/theories), constitutes exceptional cognitive conditions both for changing educational conceptual frame, and for affecting one's subjectivity engaging them effectively with Education by means of political positions and actions. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (jan./jun. 1997), p. 57-80
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License