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dc.contributor.authorAxt, Margaretept_BR
dc.contributor.authorMaraschin, Clecipt_BR
dc.date.accessioned2017-06-09T02:28:12Zpt_BR
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159423pt_BR
dc.description.abstractUma Prática Pedagógica voltada para ambientes-de-conhecimento-significativos propõe o deslocamento da perspectiva do observador de fora do campo observacional para seu interior, implicando ruptura na coerência/estabilidade do sistema cognitivoexplicativo e, logo, devido à crise provocada, a necessidade de construção de novo sistema de relações. A imersão de professores da Costa Rica em um Curso de Especialização à Distância, realizado pelo LEC-UFRGS (Brasil) em ambiente telemático, possibilitou visibilizar todo esse processo, desde a tomada de consciência da insuficiência abrindo caminho para uma desestruturação epistemológica e conseqüente ruptura de coerência, até a re-construção do sistema de relações. Observação/narração da própria prática, seguida de interlocução/reflexão partilhada com o outro (colegas, autores/ teorias), constituem condições cognitivas para uma subjetividade com inserção política mais crítica e eficaz no âmbito educativo.pt_BR
dc.description.abstractA Pedagogical Practice inserted in a meaningful learning environment proposes the displacement of the observers' position from outside the observed field to its interior, in order to involve them and to provoke instability on their conceptual frame on Education. As a consequence of the emerging crisis, caused by a disrupture in the coherence/ stability of this cognitive domain, new reasoning relations are built up. The study was accomplished in a Distance Education Course via telematics, offered by LEC-UFRGS (Brasil) for teachers of Costa Rica. Description of their own pedagogical practice, followed by interlocutory/reflexive interaction with others (colleagues, authors/theories), constitutes exceptional cognitive conditions both for changing educational conceptual frame, and for affecting one's subjectivity engaging them effectively with Education by means of political positions and actions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (jan./jun. 1997), p. 57-80pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectistance educationen
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectTelematic learning environmenten
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectCognition and subjectivityen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titlePrática pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividadept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000217686pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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