Desenvolvimemto de uma escala para mensuração do clima organizacional
View/ Open
Date
2009Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta monografia, construída a partir de teorias do clima organizacional tem como objetivo desenvolver e refinar uma escala de clima organizacional. Aplicou-se a escala a uma amostra de 157 funcionários. O desenvolvimento da escala utilizou-se Churchill (1979) seguindo os passos: geração e amostra de itens, purificação através da análise fatorial exploratória e validação utilizando análise fatorial confirmatória. Os resultados demonstraram que as dimensões: liderança, comunicação, motivação, sat ...
Esta monografia, construída a partir de teorias do clima organizacional tem como objetivo desenvolver e refinar uma escala de clima organizacional. Aplicou-se a escala a uma amostra de 157 funcionários. O desenvolvimento da escala utilizou-se Churchill (1979) seguindo os passos: geração e amostra de itens, purificação através da análise fatorial exploratória e validação utilizando análise fatorial confirmatória. Os resultados demonstraram que as dimensões: liderança, comunicação, motivação, satisfação ao cliente e ambiente de trabalho são empiricamente distinta e podem mensurar o clima organizacional. ...
Abstract
This monograph, built from theories of organizational environment aims to develop and refine a range of organizational environment. We applied the scale to a sample of 157 employees. The development of the scale was used Churchill (1979) following the steps: generation of items and sample, purification by exploratory factor analysis and validation using confirmatory factor analysis. The results showed that the dimensions: leadership, communication, motivation, customer satisfaction and working ...
This monograph, built from theories of organizational environment aims to develop and refine a range of organizational environment. We applied the scale to a sample of 157 employees. The development of the scale was used Churchill (1979) following the steps: generation of items and sample, purification by exploratory factor analysis and validation using confirmatory factor analysis. The results showed that the dimensions: leadership, communication, motivation, customer satisfaction and working environment are empirically distinct and can measure the organizational environment. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Empresarial - Turma B.
Collections
-
Applied and Social Sciences (3542)
This item is licensed under a Creative Commons License
