A Idade Média nos currículos escolares : as controvérsias nos debates sobre a BNCC
Visualizar/abrir
Data
2016Tipo
Outro título
The Middle Ages in schools curriculum : controversies in the discussions about BNCC
La Edad Media en los currículos escolares : controversias en los debates sobre la BNCC
Assunto
Resumo
Este artigo é sobre o papel da Idade Média nos currículos escolares. Foram consideradas duas versões da BNCC: a publicada em 2015 e a publicada em 2016. A partir da concepção que a aprendizagem histórica se dá também pela via do estranhamento, e considerando a “medievalística”, “medievalidade” e “reminiscências medievais”, problematiza-se o ensino de História da Idade Média no Brasil, a partir de algumas entradas. Entradas são oportunidades de inserções temáticas do medievo no contexto escolar: ...
Este artigo é sobre o papel da Idade Média nos currículos escolares. Foram consideradas duas versões da BNCC: a publicada em 2015 e a publicada em 2016. A partir da concepção que a aprendizagem histórica se dá também pela via do estranhamento, e considerando a “medievalística”, “medievalidade” e “reminiscências medievais”, problematiza-se o ensino de História da Idade Média no Brasil, a partir de algumas entradas. Entradas são oportunidades de inserções temáticas do medievo no contexto escolar: discursos midiáticos sobre o islã, diferenças entre Ocidente e Oriente e residualidades. Conclui-se que pode haver espaço para a Idade Média na Base desde que ampliada a compreensão do ensino de História para além dos “usos do passado”. Considera-se o ensino de Idade Média uma etapa importante na escolarização básica que pode favorecer a crítica e a compreensão das apropriações feitas do medievo. ...
Abstract
This article is about the hole of the Middle Ages in the school curriculum in Brazil. We considered the two versions of the National Basis of Common Curriculum: the one published in 2015 and the other one published in 2016. Considering that the historical learning can also happen by the strangeness of the past and also considering the medieval studies, we problematize the teaching of Middle Ages history in Brazil from some entrances. Entrances mean the opportunities to insert some themes in the ...
This article is about the hole of the Middle Ages in the school curriculum in Brazil. We considered the two versions of the National Basis of Common Curriculum: the one published in 2015 and the other one published in 2016. Considering that the historical learning can also happen by the strangeness of the past and also considering the medieval studies, we problematize the teaching of Middle Ages history in Brazil from some entrances. Entrances mean the opportunities to insert some themes in the school context: media discourse about Islam; differences between East and West and residuality. We got the conclusion that there is place for the Middle Ages in the Base, since the understanding of the history teaching is broaden to beyond the “usages du passé”. We consider teaching medieval history as an important step of elementary school that it can favor critics and comprehension of the appropriations done from the medieval past. ...
Resumen
Este artículo propone discutir el rol de la Edad Media en el currículo. Se consideraron dos versiones de la Base Nacional Curricular Común (BNCC), publicadas en 2015 y en 2016. A partir de la concepción de que el aprendizaje histórico ocurre a través del extrañamiento y considerando la "medievalista", "medievalidad" y "reminiscencias medievales", se problematiza la enseñanza de la Historia de la Edad Media, proponiendo algunas entradas. Entradas son oportunidades de inserciones temáticas del me ...
Este artículo propone discutir el rol de la Edad Media en el currículo. Se consideraron dos versiones de la Base Nacional Curricular Común (BNCC), publicadas en 2015 y en 2016. A partir de la concepción de que el aprendizaje histórico ocurre a través del extrañamiento y considerando la "medievalista", "medievalidad" y "reminiscencias medievales", se problematiza la enseñanza de la Historia de la Edad Media, proponiendo algunas entradas. Entradas son oportunidades de inserciones temáticas del medievo en el contexto de la escuela: discursos mediáticos sobre el Islam, diferencias entre Oriente y Occidente y residualidades. El lugar para el medievo en la Base es posible desde que se amplíe la comprensión de la enseñanza de la Historia para más allá de los "usos del pasado.". ...
Contido em
Diálogos : revista do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Vol. 20, n. 3 (2016), p. [16]-29
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License