Jornalismo e relevância : o discurso dos leitores dos jornais de referência no Facebook
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Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa mapeia, analisa e problematiza as noções que os leitores mobilizam para avaliar a relevância jornalística nas publicações dos jornais brasileiros de referência no Facebook. Por meio da metodologia da Análise do Discurso, foram examinados 59.786 comentários de 211 publicações dos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo, no período de abril de 2016. A análise resultou em quatro indicadores de relevância utilizados pelos leitores: o interesse individual, a atribuição ...
Esta pesquisa mapeia, analisa e problematiza as noções que os leitores mobilizam para avaliar a relevância jornalística nas publicações dos jornais brasileiros de referência no Facebook. Por meio da metodologia da Análise do Discurso, foram examinados 59.786 comentários de 211 publicações dos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo, no período de abril de 2016. A análise resultou em quatro indicadores de relevância utilizados pelos leitores: o interesse individual, a atribuição de importância, a novidade e a atribuição de qualidade. No interesse individual, os leitores vincularam a relevância das notícias à satisfação de interesses pessoais, se autorreferenciando como critério. A atribuição de importância foi dividida em três sentidos: a rejeição ao não importante, às notícias que os sujeitos consideraram inúteis ou fúteis; a indicação do que é mais importante de acordo com a hierarquização e opinião próprias do leitor; e a contestação dos enquadramentos, questionando os tipos de informações destacadas nas notícias. A falta de novidade foi indicada como um valor associado à relevância, pois o novo é uma expectativa da audiência em relação ao jornalismo. E a atribuição de qualidade pôde ser inferida por meio das deficiências apontadas, como informações erradas e falta de isenção e pluralidade. A análise ainda verificou que os sujeitos percebem algumas lógicas do ambiente digital, como o maior número de fontes de informação, a restrição de acesso nos websites dos jornais, a leitura somente dos títulos das notícias e a consciência da economia do clique. Por último, foram identificadas situações de conversação entre os leitores relacionadas ao interesse (pessoal e dos outros) e à relevância das notícias de entretenimento. A partir do levantamento teórico associado à análise dos comentários, concluímos que a relevância é construída subjetivamente pelos leitores, a partir de posições sociais e ideológicas, que consideram parâmetros próprios de interesse e parâmetros aprendidos da prática de leitura do jornalismo. Esses leitores mobilizam graus diferenciados de importância, relacionando-a com a novidade e a qualidade jornalística, e estão circundados por lógicas conectivas, interativas e informativas das redes sociais. ...
Abstract
This research maps, analyzes and problematizes the notions that readers mobilize when evaluating the journalistic relevance of posts by reference Brazilian newspapers on Facebook. Using the methodology of Discourse Analysis, 59,780 comments were analyzed on 211 posts by the newspapers Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo and O Globo, during April 2016. The analysis resulted in four indicators of relevance used by the readers: individual interest, attribution of importance, novelty and attrib ...
This research maps, analyzes and problematizes the notions that readers mobilize when evaluating the journalistic relevance of posts by reference Brazilian newspapers on Facebook. Using the methodology of Discourse Analysis, 59,780 comments were analyzed on 211 posts by the newspapers Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo and O Globo, during April 2016. The analysis resulted in four indicators of relevance used by the readers: individual interest, attribution of importance, novelty and attribution of quality. Under individual interest, the readers linked the relevance of the news to the satisfaction of personal interests, taking self-referencing as the criterion. Attribution of importance was divided into three senses: rejection of the non-important, of news that the subjects consider useless or futile; indication of what is most important according to the reader's own opinion and hierarchization; and contestation of frameworks, questioning the types of information highlighted in the news. The lack of novelty was indicated as a value associated to relevance, since new is an expectation by the audience in relation to journalism. Attribution of quality was inferred from the deficiencies pointed out, such as misinformation and lack of exemption and plurality. The analysis also verified that the subjects perceive some of the logics of the digital environment, such as the increase of information sources, websites with restricted access of the newspapers, reading headlights only and the consciousness of click economy. Lastly, conversational situations between readers were identified regarding interest (personal and of others) and also regarding the relevance of entertainment news. From the theoretical survey associated to the analysis of the comments, we have concluded that relevance is constructed subjectively by readers, from social and ideological positions, who consider personal parameters of interest and parameters learned through the practice of journalistic reading. Readers mobilize different degrees of importance, relating it to novelty and journalistic quality, and are surrounded by connective, interactive and informative logics of social networks. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6097)Comunicação e Informação (601)
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