Avaliação de língua adicional na educação infantil : uma discussão necessária
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Com o aumento da oferta de ensino de língua s adicionais nos primeiros ciclos da educação básica, percebe-se uma necessidade de discutir e aprimorar conhecimentos sobre a prática nesse estágio. A avaliação, que é uma prática comum em qualquer esfera da sociedade, também é parte dos primeiros anos escolares, mas não segue o padrão nos demais ciclos de Ensino Fundamental e Médio: em vez de provas e trabalhos valendo notas e/ou conceitos, temos pareceres descritivos, em que o aluno é observado e “ ...
Com o aumento da oferta de ensino de língua s adicionais nos primeiros ciclos da educação básica, percebe-se uma necessidade de discutir e aprimorar conhecimentos sobre a prática nesse estágio. A avaliação, que é uma prática comum em qualquer esfera da sociedade, também é parte dos primeiros anos escolares, mas não segue o padrão nos demais ciclos de Ensino Fundamental e Médio: em vez de provas e trabalhos valendo notas e/ou conceitos, temos pareceres descritivos, em que o aluno é observado e “avaliado” diariamente. Esse trabalho tem por finalidade refletir e discutir como a avaliação é realizada nessa etapa da Educação Infantil, como pode ser aproveitada no ensino de língua adicional e em que espaços o professor pode pesquisar sobre o tema. Pesquisamos em portais de periódicos e portais de educação voltados a professores de línguas adicionais e descobrimos que há uma discussão em aberto, mas pouco difundida ou aprofundada no tema. ...
Abstract
With the increase in the offer of additional l anguage teaching in the first cycles of basic education, there is a need to discuss and improve the knowledge about this practice at this stage. Assessment, which is a common practice as any sphere of society, is also part of the first school years, but it does not follow the pattern in the other cycles of Elementary and Middle School: instead of tests and assignments for grades, we have descriptive feedbacks for the parents, in which the student i ...
With the increase in the offer of additional l anguage teaching in the first cycles of basic education, there is a need to discuss and improve the knowledge about this practice at this stage. Assessment, which is a common practice as any sphere of society, is also part of the first school years, but it does not follow the pattern in the other cycles of Elementary and Middle School: instead of tests and assignments for grades, we have descriptive feedbacks for the parents, in which the student is observed and "evaluated" daily. This work aims to reflect and discuss how assessment is carried out in this stage of Early Childhood Education, how it can be used in teaching additional languages and in which places the teacher can learn about this topic. We have researched newspaper portals and education portals for additional language teachers, and we have discovered that there is an open discussion, but not so widespread or in-depth discussion on the subject. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1237)
Este item está licenciado na Creative Commons License