Show simple item record

dc.contributor.advisorSarmento, Simonept_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Karoline Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2017-05-16T02:28:06Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157995pt_BR
dc.description.abstractCom o aumento da oferta de ensino de língua s adicionais nos primeiros ciclos da educação básica, percebe-se uma necessidade de discutir e aprimorar conhecimentos sobre a prática nesse estágio. A avaliação, que é uma prática comum em qualquer esfera da sociedade, também é parte dos primeiros anos escolares, mas não segue o padrão nos demais ciclos de Ensino Fundamental e Médio: em vez de provas e trabalhos valendo notas e/ou conceitos, temos pareceres descritivos, em que o aluno é observado e “avaliado” diariamente. Esse trabalho tem por finalidade refletir e discutir como a avaliação é realizada nessa etapa da Educação Infantil, como pode ser aproveitada no ensino de língua adicional e em que espaços o professor pode pesquisar sobre o tema. Pesquisamos em portais de periódicos e portais de educação voltados a professores de línguas adicionais e descobrimos que há uma discussão em aberto, mas pouco difundida ou aprofundada no tema.pt_BR
dc.description.abstractWith the increase in the offer of additional l anguage teaching in the first cycles of basic education, there is a need to discuss and improve the knowledge about this practice at this stage. Assessment, which is a common practice as any sphere of society, is also part of the first school years, but it does not follow the pattern in the other cycles of Elementary and Middle School: instead of tests and assignments for grades, we have descriptive feedbacks for the parents, in which the student is observed and "evaluated" daily. This work aims to reflect and discuss how assessment is carried out in this stage of Early Childhood Education, how it can be used in teaching additional languages and in which places the teacher can learn about this topic. We have researched newspaper portals and education portals for additional language teachers, and we have discovered that there is an open discussion, but not so widespread or in-depth discussion on the subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAssessment in early childhood educationen
dc.subjectLingua estrangeira : Ensino : Avaliacaopt_BR
dc.subjectAdditional languages in early childhood educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAssessment of additional languagesen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.titleAvaliação de língua adicional na educação infantil : uma discussão necessáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001019186pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record