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dc.contributor.advisorBiasuz, Cristina V.pt_BR
dc.contributor.advisorPerry, Gabriela Trindadept_BR
dc.contributor.authorRocha, Maria Teresa Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2017-05-09T02:23:22Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157523pt_BR
dc.description.abstractEsta Tese traz reflexões sobre processos de produção audiovisual, defendendo a ideia de que essa produção organizada por professores em formação, em relação dialógica com o contexto no qual estão inseridos, interligando as imagens a diferentes aspectos, poderia levar os sujeitos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem ao reconhecimento do valor coletivo dessas práticas. O enfoque principal são os processos de produção audiovisual de professores em formação em Arte, delimitado neste estudo pelo contexto das tramas ecológicas, como um contexto propício a levar à instauração de diálogos, ampliação de campos de referência e produção de sentidos. A interação com as mídias digitais, disponibilizadas no campo educacional, surgem como ferramentas na construção do conhecimento que possibilitam reflexões sobre os processos éticos, estéticos e novos possíveis. O pensamento complexo, possibilitado por um olhar que dialoga com o contexto em que se está inserido e pela interligação de saberes como proposto por Morin, permitiu identificar processos de produção audiovisual, possibilitados por modos de organização e estratégias, através de interações com o meio e com atores sociais, caracterizados por retroações e recursividade que levam à interligação de diferentes conhecimentos. Para análise desses processos foi considerado o dialogismo de Bakthin que gerou os conceitos de polifonia, exotopia e cronotopia, que evidenciam aspectos das várias vozes, tempo e espaço da relação dialógica e atribuição de sentidos à obra criada/observada. A metodologia dessa análise de processos de produção audiovisual dos sujeitos é qualitativa e desenvolveu-se em uma abordagem de pesquisaparticipante, sugerida por Brandão e Borges (2007), que levam em consideração o conhecer, o pensar e o intervir, a exploração da comunidade, a identificação das necessidades básicas e a elaboração de estratégia educativa. Foi considerado ainda a Pedagogia da Autonomia de Freire (2002), no que se refere à escuta das narrativas dos participantes sobre suas experiências cotidianas, entendidas neste estudo, como fator preponderante à pesquisa. Dessa forma, os processos analisados dizem respeito ao resultado de diferentes atividades audiovisuais vivenciadas por professores em formação em Arte e artesãos, produtores de tramas ecológicas ou objetos em fibras vegetais, com diferentes faixas etárias, e restringem-se especificamente aos registros fotográficos e videográficos sobre o processo artesanal desses objetos, interrelacionados ou não aos aspectos culturais e educacionais que envolvem esse fazer. Esses resultados apontam para a importância do desenvolvimento de um olhar dialógico, possibilitado pela interação com as mídias de seu tempo na construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation reflects on audiovisual production processes, defending the idea that this production organized by teachersing training, on a dialogic relation to with context in which they are inserted, linking images to different aspects, could lead the individuals involved in teaching and learning processes to recognize the collective value of these practices. The main focus are the audiovisual production processes of teachers training in art, defined in this study by the context of ecological braided straw, as an enabling environment for the establishment of dialogue, expansion of reference fields and production of meanings as a context conducive to lead to the establishment of dialogue, expansion of reference fields and production of meanings. The interaction with digital media, available in the educational field, appear as tools in the construction of knowledge ethical, aesthetic and possible new processes. Complex thinking, made possible by a look that speaks to the context in which it is inserted and the interconnection of knowledge, as proposed by Morin, identified audiovisual production processes, possible by organizational methods and strategies, through interactions with the environment and with social actors characterized by retroactions and recursion that lead to the interconnection of different knowledge. The analysis of these processes were based on Bakhtin's dialogism and the concepts of polyphony, exotopy and chronotope with the evidence of various voices, time and space of dialogical relationship and attribution of meaning on the work done/observed. The methodology of this analysis of audiovisual production processes of the subject is qualitative and has developed into a research-participant approach, suggested by Brandão and Borges (2007), which take into account the knowledge, thought and action, the exploitation of community, identification of basic needs and the development of educational strategy. It was still considered the Pedagogy of Autonomy Freire (2002), with regard to listening to the narratives of the participants about their everyday experiences, understood in this study as a major factor research. Thus, the processes analyzed concern the result of different audiovisual activities experienced by teachers in training in Art and artisans, producers of ecological braided straw or objects in vegetable fibers, different age groups, and they are limited specifically to photographic records and videographic on the handmade process of these objects, inter-related or not to the cultural and educational aspects involved in this action. These results point to the importance of developing a dialogical look, made possible by the interaction with the media of their time in the construction of knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAudiovisualen
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectEducation of art teacheren
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEcological braided strawen
dc.subjectArtept_BR
dc.titleProdução audiovisual com um olhar dialógico: professores em formação no contexto das tramas ecológicaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001018860pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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