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dc.contributor.advisorMaffini, Rafael Da Cáspt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Tácia Borges dept_BR
dc.date.accessioned2017-05-09T02:23:21Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157521pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho procura demonstrar que o assédio moral no âmbito do serviço público mais do que atingir a dignidade humana do servidor vítima do abuso no seu ambiente de trabalho, violando princípio fundamental do Estado Democrático de Direito Brasileiro, também fere uma série de outros princípios inerentes à boa administração pública. Conceitos basilares à administração pública, como os da legalidade, imparcialidade, moralidade, motivação, transparência, são ignorados pelo assediador quando este pratica os atos de assédio. Prova disso é a dificuldade que o assediador terá para motivar explícita, clara e congruentemente, como preconiza a legislação, as razões que justificam as atitudes que configuram o assédio, passando não poucas vezes a usar da tarja da discricionariedade administrativa para justificar seus atos, deturpando o conceito de discricionariedade administrativa. Examinar-se-á o enquadramento do assédio moral dentro da administração como ato atentatório aos princípios da administração pública segundo a lei de improbidade e a partir deste aspecto analisar-se-á brevemente os projetos de lei que visam tornar explícita no texto normativo o enquadramento do assédio moral no artigo 11 da Lei de Improbidade Administrativa.pt_BR
dc.description.abstractEl presente estudio busca mostrar que el acoso moral en el servicio público además de atingir la dignidad humana del servidor victima del abuso en su ambiente de trabajo, violando principio de Estado Democratico de Derecho Brasileño, también fiere una serie de otros principios inherentes a la buena administración publica. Conceptos básicos a la administración pública, como la legalidad, la imparcialidad, la moral, la motivación, la transparência, son ignorados por el acosador cuando él práctica actos de acoso. Prueba de esto es la dificultad de que el acosador tendrá que motivar explícita, clara y congruente, según lo recomendado por la legislación, las razones de las actitudes que constituyen el acoso, que pasan unas cuantas veces para utilizar la franja de la discrecionalidad administrativa para justificar sus acciones, tergiversando el concepto de la discrecionalidad administrativa. Se examinará la inclusión del acoso moral en la administración como acto atentatório a los princípios de la administración pública según la Ley de Improbidad, e desde aí, se analizará brevemente los proyectos de ley que tienen como objetivo hacer explícita la inserción del texto legal de acoso moral en el artículo 11 de la Ley de Improbidad Administrativa.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcoso morales
dc.subjectAssédio moralpt_BR
dc.subjectImprobidad administrativaes
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectImprobidade administrativapt_BR
dc.subjectEmpleado estatal,es
dc.subjectAdministración publicaes
dc.titleO assédio moral no serviço público enquanto ato de impobridade administrativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001010556pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Jurídicas e Sociaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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