Comunicação e relacionamento com os funcionários no reposicionamento estratégico empresarial
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O estudo tem como tema comunicação e relacionamento. Seu objetivo é analisar as estratégias de comunicação e de relacionamento com os funcionários, no processo de reposicionamento estratégico da Mercur. A pesquisa é de caráter qualitativo exploratório e, como métodos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. A partir da pesquisa bibliográfica, são apresentadas abordagens sobre os conceitos de público, relacionamento, comunicação, estratégia empresarial e mudança estratégica ...
O estudo tem como tema comunicação e relacionamento. Seu objetivo é analisar as estratégias de comunicação e de relacionamento com os funcionários, no processo de reposicionamento estratégico da Mercur. A pesquisa é de caráter qualitativo exploratório e, como métodos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. A partir da pesquisa bibliográfica, são apresentadas abordagens sobre os conceitos de público, relacionamento, comunicação, estratégia empresarial e mudança estratégica. Além disso, discute-se sobre o papel da comunicação na gestão do relacionamento organização/funcionários em um cenário de reposicionamento estratégico empresarial. O estudo de caso teve como objeto a empresa Mercur, para o qual se utilizou, como técnica de coleta de dados, a pesquisa documental. Para a análise dos dados, optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Em linhas gerais, constata-se de forma parcial que as estratégias de comunicação adotadas pela Mercur em seu relacionamento com os funcionários no processo de reposicionamento estratégico envolvem a construção de espaços de diálogos, troca de conhecimentos e vivências e o incentivo à participação dos funcionários nos processos de decisão da empresa. O modelo de comunicação adotado pela empresa é predominantemente simétrico e de duas mãos, onde ambas as partes do relacionamento, através do diálogo, buscam compreender os objetivos e interesses uma da outra. ...
Abstract
This paper has as its central theme communication and relationship. Its objective is to analyze communication and relationship strategies of Mercur‟s strategic repositioning process with its employees. The research is qualitative exploratory and, as methodology, I decided to use bibliographic research and the case study. Through the bibliographic research. I presented approaches on the concepts of public, relationship, communication, business strategy, and strategic change. Furthermore, the pap ...
This paper has as its central theme communication and relationship. Its objective is to analyze communication and relationship strategies of Mercur‟s strategic repositioning process with its employees. The research is qualitative exploratory and, as methodology, I decided to use bibliographic research and the case study. Through the bibliographic research. I presented approaches on the concepts of public, relationship, communication, business strategy, and strategic change. Furthermore, the paper discusses the role of communication in organization/employees relationship management in a scenario of strategic repositioning business. The object of the case study was the company Mercur, and the method employed for data collection was documentary research. In order to analyze the data collected, I selected the technique of content analysis. In general, it is partially verified that the communication strategies adopted by Mercur in its relationship with employees in the process of strategic repositioning involve the construction of spaces for dialogues, exchange of knowledge and experiences, and stimulus for employees to take part in the company‟s decision-making processes. The communication model adopted by the company is that of a predominantly symmetrical and two-ways model, in which both parts of the relationship – through dialogue – seek to understand each other's goals and interests. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License