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dc.contributor.advisorNunes, Ana Karinpt_BR
dc.contributor.authorFinger, Carolina Audinopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:36:32Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157343pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem como tema comunicação e relacionamento. Seu objetivo é analisar as estratégias de comunicação e de relacionamento com os funcionários, no processo de reposicionamento estratégico da Mercur. A pesquisa é de caráter qualitativo exploratório e, como métodos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. A partir da pesquisa bibliográfica, são apresentadas abordagens sobre os conceitos de público, relacionamento, comunicação, estratégia empresarial e mudança estratégica. Além disso, discute-se sobre o papel da comunicação na gestão do relacionamento organização/funcionários em um cenário de reposicionamento estratégico empresarial. O estudo de caso teve como objeto a empresa Mercur, para o qual se utilizou, como técnica de coleta de dados, a pesquisa documental. Para a análise dos dados, optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Em linhas gerais, constata-se de forma parcial que as estratégias de comunicação adotadas pela Mercur em seu relacionamento com os funcionários no processo de reposicionamento estratégico envolvem a construção de espaços de diálogos, troca de conhecimentos e vivências e o incentivo à participação dos funcionários nos processos de decisão da empresa. O modelo de comunicação adotado pela empresa é predominantemente simétrico e de duas mãos, onde ambas as partes do relacionamento, através do diálogo, buscam compreender os objetivos e interesses uma da outra.pt_BR
dc.description.abstractThis paper has as its central theme communication and relationship. Its objective is to analyze communication and relationship strategies of Mercur‟s strategic repositioning process with its employees. The research is qualitative exploratory and, as methodology, I decided to use bibliographic research and the case study. Through the bibliographic research. I presented approaches on the concepts of public, relationship, communication, business strategy, and strategic change. Furthermore, the paper discusses the role of communication in organization/employees relationship management in a scenario of strategic repositioning business. The object of the case study was the company Mercur, and the method employed for data collection was documentary research. In order to analyze the data collected, I selected the technique of content analysis. In general, it is partially verified that the communication strategies adopted by Mercur in its relationship with employees in the process of strategic repositioning involve the construction of spaces for dialogues, exchange of knowledge and experiences, and stimulus for employees to take part in the company‟s decision-making processes. The communication model adopted by the company is that of a predominantly symmetrical and two-ways model, in which both parts of the relationship – through dialogue – seek to understand each other's goals and interests.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectRelationshipen
dc.subjectStrategic repositioningen
dc.titleComunicação e relacionamento com os funcionários no reposicionamento estratégico empresarialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013050pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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