Entre os nós : a criação de um esquete teatral e as resoluções dos obstáculos no processo da criação coletiva em um grupo operativo
Visualizar/abrir
Data
2008Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Essa pesquisa procura, a partir de uma visão qualitativa e dos princípios da metodologia do grupo operativo, analisar o processo criativo de um grupo de adolescentes do projeto Pescar da Aracruz Celulose SA objetivando a montagem de um esquete teatral. A finalidade dessa investigação foi refletir juntamente com o grupo alguns procedimentos de abordagem e mediação da criação e da interpretação performática da estética teatral, bem como do improviso das linguagens da oralidade e corpóreas desenvo ...
Essa pesquisa procura, a partir de uma visão qualitativa e dos princípios da metodologia do grupo operativo, analisar o processo criativo de um grupo de adolescentes do projeto Pescar da Aracruz Celulose SA objetivando a montagem de um esquete teatral. A finalidade dessa investigação foi refletir juntamente com o grupo alguns procedimentos de abordagem e mediação da criação e da interpretação performática da estética teatral, bem como do improviso das linguagens da oralidade e corpóreas desenvolvidas ao longo dos encontros, tentando identificar e solucionar os “nós” decorrentes do processo criativo a partir da metodologia utilizada. Durante o processo de criação que compreende desde o momento inicial das improvisações e treinamento das habilidades do ator-autor até a conclusão do esquete o grupo refletiu sobre as ações emergentes do ato e do processo de criar, motivando assim, cada um dos adolescentes a adquirir uma postura de protagonista dentro das ações educacionais tornando-se um agente da construção de si e do fazer estético.O foco da investigação foi direcionado para o olhar de quem olha, buscando reflexões sobre a complexidade do olhar, da natureza do processo criativo, das ações dramáticas e do ser ator. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Coleções
-
Ciências Humanas (1950)
Este item está licenciado na Creative Commons License