Sôra, que dança é essa? um case de videodança
Visualizar/abrir
Data
2008Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho relata uma experiência de videodança – entendida aqui como arte que une procedimentos da esfera da dança, do vídeo e das tecnologias digitais e experimentais - a serviço de uma ação pedagógica. Parte de oficinas de dança com crianças em situação de vulnerabilidade, participantes de um projeto social localizado em Porto Alegre. A opção pelo relato de um case específico, Hiperatividade- em-movimento, foi delimitada em função da simplicidade do processo e pelo perfil – desafiador - d ...
Este trabalho relata uma experiência de videodança – entendida aqui como arte que une procedimentos da esfera da dança, do vídeo e das tecnologias digitais e experimentais - a serviço de uma ação pedagógica. Parte de oficinas de dança com crianças em situação de vulnerabilidade, participantes de um projeto social localizado em Porto Alegre. A opção pelo relato de um case específico, Hiperatividade- em-movimento, foi delimitada em função da simplicidade do processo e pelo perfil – desafiador - dos participantes. Sua escolha decorre ainda da visão de que tal prática é possível de ser rearranjada em outras experiências pedagógicas, inclusive no próprio ensino curricular da dança no Ensino Fundamental e Médio. Seguindo essa busca por simplicidade, pelo fazer artesanal, por olhares sensíveis, são traçadas breves relações com autores como Ivani Santana, Cristiane do Rócio Wosniak, Airton Tomazzoni, Muniz Sodré e Rudolf Van Laban. A análise desse case busca revelar, além da parceria entre dança e recursos acessíveis das tecnologias digitais, os desdobramentos poéticos da vontade de fazer arte da professora de dança, item fundamental para a formação docente. Tal conquista é compreendida durante o processo de realização, na tentativa de seduzir os (as) educandos (as) que apresentavam resistência às abordagens em dança, as quais não faziam parte de seu cotidiano. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Coleções
-
Ciências Humanas (1950)
Este item está licenciado na Creative Commons License